Angola com incidência anual da tuberculose de 202 casos

 

Angola com incidência anual da tuberculose de 202 casos

JA Online

Angola tem uma incidência anual de tuberculose estimada em 202 casos em 100.000 habitantes e notificou cerca de 63.000 casos, em 2022, registando neste momento “limitações” de fármacos de primeira linha, de acordo com a Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida e Grandes Endemias (ANASO), num comunicado sobre o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que hoje se assinala

24/03/2023  ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO 13H46
© Fotografia por: DR | Arquivo

A Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida e Grandes Endemias, em mensagem sobre o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que hoje se assinala, refere que a faixa etária entre os 15 e os 39 anos é a mais afectada pela doença no país.

Segundo a ONG, Angola está entre os 30 países com maior carga de tuberculose e esta doença "é considerada a terceira causa de morte no país”, depois da malária e dos acidentes rodoviários.

A ONG alertou que o país "tem limitações de fármacos de primeira linha”, refere a ANASO, observando que o número de casos de tuberculose multirresistente no país "está a aumentar”.

"A recolha de dados é feita de forma deficiente. A taxa de abandono é alta e a taxa de co-infeção VIH/tuberculose está estimada em 12%”, sublinha o comunicado citado pela Lusa.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem