Angola com incidência anual da tuberculose de 202 casos
Angola tem uma incidência anual de tuberculose estimada em 202 casos em 100.000 habitantes e notificou cerca de 63.000 casos, em 2022, registando neste momento “limitações” de fármacos de primeira linha, de acordo com a Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida e Grandes Endemias (ANASO), num comunicado sobre o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que hoje se assinala

A Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida e Grandes Endemias, em mensagem sobre o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, que hoje se assinala, refere que a faixa etária entre os 15 e os 39 anos é a mais afectada pela doença no país.
Segundo a ONG, Angola está entre os 30 países com maior carga de tuberculose e esta doença "é considerada a terceira causa de morte no país”, depois da malária e dos acidentes rodoviários.
A ONG alertou que o país "tem limitações de fármacos de primeira linha”, refere a ANASO, observando que o número de casos de tuberculose multirresistente no país "está a aumentar”.
"A recolha de dados é feita de forma deficiente. A taxa de abandono é alta e a taxa de co-infeção VIH/tuberculose está estimada em 12%”, sublinha o comunicado citado pela Lusa.