Etiópia manifesta disposição de retomar as negociações
A Etiópia reiterou, no sábado, o interesse em retomar as negociações com o Egipto e o Sudão sobre um enorme e controverso projecto de barragem que está a ser construído no rio Nilo.
O vice-Primeiro-Ministro e ministro das Relações Exteriores da Etiópia, De-meke Mekonen, disse que a construção da Grande Barragem do Renascimento Etíope (GERD) chegou ao "estágio final".
De acordo com Monitor, Mekonen fez as observações durante um fórum consultivo que analisou a implementação da construção da barragem.
"A construção da Grande Represa Renascentista Etíope (GERD) chegou ao estágio final através do esforço unido do povo etíope", disse.
Mekonen, no entanto, disse que o seu país ainda está interessado em retomar a negociação trilateral sob a abordagem "Soluções africanas para problemas africanos".
A Etiópia expressou repetidamente o seu interesse em reiniciar as negociações sob a mediação liderada pela União Africana, com a qual o Egipto não se sente confortável.
As negociações entre o trio foram interrompidas
em Abril de 2021, depois de a União Africana (UA) não conseguir resolver a disputa de longa data sobre a enorme barragem hidroeléctrica multibilionária da Etiópia, que seria a maior de África após a conclusão.
As negociações fracassadas da UA levaram o Egipto a protestar no Conselho de Segurança das Nações Unidas e exigir pressão de parceiros internacionais sobre a Etiópia para interromper o enchimento da barragem até que um acordo final e vinculativo seja alcançado entre as partes.
As observações do ministro etíope vieram apenas alguns dias depois que a nação do Chifre da África anunciou que a construção de seu controverso projecto de megabarragem atingiu 90 por cento de conclusão. Ele ainda disse que um tratado baseado na era pré-colonial que beneficia apenas uma das partes "não é aceitável".