SIC detém indivíduos por ofensas morais
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, na cidade do Uíge, dois cidadãos nacionais acusados de ofenderem, através das redes sociais, governantes e políticos.
Usando as plataformas digitais WhatsApp, Facebook, Tik Tok e outras, os acusados difundiram um vídeo contendo expressões ofensivas contra a figura do Chefe de Estado angolano, que configuram crimes de ultraje e atentado ao seu bom nome.
Segundo o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal no Uíge, Zacarias Fernando, diante dos factos, a Polícia Nacional, através de acções de combate aos crimes cibernéticos, desencadeou um trabalho de inteligência criminal, mediante mandado de detenção ordenada pela PGR, que culminou com a detenção dos dois cidadãos promotores do vídeo.
Zacarias Fernando disse tratar-se dos cidadãos Henriques Domingos Antônio, também conhecido por "Djoni Bebu", solteiro de 18 anos, e Domingos Ginga Raul, que usa a alcunha "Tá Finha", de 27 anos de idade. As ofensas foram igualmente dirigidas, através da mesma via, contra o antigo governador do Uíge, Paulo Pombolo, actual secretário-geral do MPLA.
Os cidadãos detidos, como fez saber o porta-voz do SIC, serão presentes, nas próximas horas, ao Ministério Público, para a legalização da situação carcerária.