Comuna do Dombe Grande ganha novas salas de aula
A escola, segundo o responsável comunal da educação da Baía Farta, Martinho António, vai permitir enquadrar mais alunos no sistema de ensino e contribuir na melhoria da qualidade de aprendizagem.
Com a escola, esclareceu, a comuna passa ter 21 escolas condignas, que atendem 11.680 alunos. Martinho António disse que as escolas foram erguidas nos bairros Boa Lembrança, Canguengo, Viriambuis, Cachimbumba, Ndoloma, Chicuhu, Senge, Hengue, Luacho, Chikulututu e Kavissaka.
A nova escola, afirmou, além do ensino primário, as autoridades locais podem, em função do remanejamento, inserir também, alunos do ensino secundário do I Ciclo, para evitar que os alunos que terminam o ensino primário sejam obrigados a percorrer longas distâncias.
A ampliação das escolas de 2 salas que existem na comuna, defendeu, é essencial para aumentar a inserção de mais alunos dentro do sistema de ensino. A comuna, informou, tem muitas crianças fora do sistema de ensino, em parte por causa da insuficiência de alunos e também de escolas. "A ampliação das escolas de duas salas existentes na comuna, vai permitir inserir mais crianças que se encontram fora do sistema de ensino”, adiantou.
Os resultados do trabalho que o Governo está a desenvolver na província de Benguela, reconheceu, estão a ter reflexos positivos junto do sector da Educação na comuna do Dombe Grande, por isso, pediu às comunidades para colaborarem mais nos cuidados dos equipamentos que são colocados a disposição destes.
Na mensagem, os alunos elogiaram o Programa Integrado de Intervenção nos Municípios, que está a permitir terem aulas em melhores condições. A aluna Antonieta Pinto disse que é a primeira vez que o bairro do Calungo beneficia de uma escola definitiva e construída de raiz, por isso, pediu aos pais e encarregados de educação para ajudarem no controlo e denunciarem os cidadãos que, eventualmente, possam tentar vandalizar a infra-estrutura.