Economia angolana acelera 2,3% este ano


Economia angolana acelera 2,3% este ano

A consultora britânica Oxford Economics prevê um crescimento de 2,3% para Angola este ano, na sequência da expansão económica de 2% registada no ano passado, essencialmente impulsionada pelo sector não petrolífero, que cresceu 4%."O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) real em 2022 foi de 3%, ligeiramente melhor que a nossa estimativa de 2,9%; a economia não petrolífera, que representa 75% do PIB, foi o principal motor do crescimento económico do ano passado, com uma expansão de 4%, impulsionada pelo abrandamento das medidas contra a pandemia de Covid-19 e melhoria das políticas económicas durante a implementação do programa do Fundo Monetário Internacional (FMI), que apoiou o crescimento abrangente”, dizem os analistas citados pela Lusa.

 

PIB cresceu 3,05% em 2022

O Produto Interno Bruto registou um crescimento anual de 3,05 por cento em 2022, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se do maior desempenho assistido desde 2014, altura em que a economia cresceu 4,82 por cento.

Dados divulgados pela área de Estudos & Mercados do Banco Atlântico indicam que o sector petrolífero registou crescimento de 0,5 por cento, depois de ter registado contração média de 7,0 por cento, entre 2016 a 2021. O sector não petrolífero registou crescimento de 3,98 por cento, tendo mantido a trajectória de crescimento registado de 2021, altura em que cresceu 7,51 por cento.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem