Luena ganha novo centro comercialcomercial
A cidade do Luena, Moxico, ganhou recentemente um centro comercial denominado Admiral 3 AS-LDA com capacidade para albergar 13 instituições para o desenvolvimento da actividade económica.
O empreendimento inaugurado pelo governador da província, Ernesto Muangala, conta com uma gráfica moderna, instituições bancárias, uma pastelaria, espaço para o lazer, bem como de serviços de táxis personalizados
O proprietário do centro comercial, Agrione Manuel, disse que o empreendimento foi construído com o objectivo de colmatar o défice na oferta de bens de consumo imediato para satisfazer as necessidade da população por meio de aquisição de produtos específicos e serviços.
Com um investimento avaliado em mais de 25 mi-lhões de kwanzas, o empre-endimento garantiu 200 novos postos de trabalho di-rectos e indirecto.
A concepção do projecto, segundo o empresário, nasce de um esforço de vários jo-vens empreendedores que fruto das comparticipações tornou possível a construção de uma infra-estrutura que oferece espaços para um exercício comercial mais estável e cómoda.
Agrione Manuel disse ainda que o projecto terá a a segunda fase com um total de 24 estabelecimentos comerciais que vai facilitar ao cliente encontrar num único estabelecimento, todos os serviços que necessita.
Para o responsável, a intenção da empresa é de melhorar cada vez mais a oferta de serviços e produtos de qualidade para evitar reclamações por parte dos clientes.
Arrendamento dos espaços
O preço de arrendamento depende da dimensão do espaço disse o responsável, exemplificando que, um compartimento de 17 metros quadrados está no valor de 50 mil mês, enquanto o de 32 nos 110 mil Kwanzas, pago por cada semestre.
Elizeu Sacanji um empre-endedor que presta serviços no ramo de consultoria jurídica, renta car e transportes escolares, disse que investiu num espaço milhões de kwanzas e ofereceu 50 postos de trabalho aos jovens.
Silvia Kanepa uma outra empreendedora disse que teve um investimento de cinco milhões de kwanzas e vai vender cabelos, bijuterias, perfumes e sapatos importado a partir da China e Índia.
Já Mucazo Paulo, dono da Livraria Munhombe, afirmou que o seu estabelecimento tem mais de 200 título de livros de várias especialidades, que vai contribuir na cultura e hábitos de leitura para a população em particular a juventude.
No local pode-se encontrar uma gama de serviços, entre livraria, estúdio musical de vários empreendedores que encontraram faci-
lidade neste centro comercial para expor os seus produtos e criatividade.
O acto de inauguração contou com várias figuras entre governantes, empresários e autoridades tradicionais.