Reservas Internacionais nos 14,2 mil milhões de dólares

 

Reservas Internacionais nos 14,2 mil milhões de dólares

As Reservas Internacionais do país iniciam a semana no patamar dos 14,2 mil milhões de dólares, acima dos 14,1 mil milhões com que fechou o mês de Março.Este indicador concretiza não só a trajectória de estabilidade observada como também a manutenção do referencial de estar-se acima do valor fixado pela convergência monetária dos países da SADC, que fixa uma reserva capaz de suportar seis meses de importação. A de Angola, neste momento, suporta até oito meses de importação ininterrupta, de acordo com o Banco Nacional de Angola.

Em meados de Março, as Reservas Internacionais atingiram o valor mais baixo deste ano quando se calculou em 13,7 mil milhões de dólares.

Quer isso dizer que de Março a Abril, ao menos, acima de 500 milhões de dólares foram embolsados pelo Tesouro a favor da Reserva Internacional do país.

O referido valor está já mais próximo do patamar de 14,4 mil milhões de dólares com que se fechou o ano de 2022, mas muito abaixo dos 15,5 mil milhões de 2021.

 

Reservas cambiais

As "Reservas Internacionais” ou "Reservas Cambiais” são activos (crédito) que os países possuem em moeda estrangeira, no caso de Angola dólar e ouro, fundamentalmente. Essas reservas funcionam como uma espécie de seguro para o país garantir o cumprimento das obrigações com o exterior, como empréstimos com outros países, por exemplo. Além disso, também auxiliam na estabilidade diante de choques de natureza externa, como crises cambiais e de interrupções nos fluxos de capital para o país.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem