Vice-governador de Benguela incentiva apoio a necessitados
A vice-governadora justificou que a continuidade do patrocínio judiciário em todas as vertentes ajuda as pessoas mais necessitadas ou mesmo sem recursos financeiros: "Com esta assistência, estará este órgão a prestar auxílio jurídico para que todos tenham o direito à Justiça em Benguela, em particular”.
Lídia Amaro referiu que é um dos propósitos da governação ver estendidas as consultas jurídicas, como um dos focos dos advogados, principalmente no meio rural. "Assim, estarão os advogados a contribuir para o aumento da literacia jurídica das famílias e instituições de direito”, reiterou.
E para que esse desiderato se formalize e se fortaleça, acrescentou, "nada melhor do que apostar seriamente na literacia jurídica, no aumento da consciência legal e na melhoria da percepção sobre o papel que o Direito tem e deve ter na vida das pessoas e no funcionamento das instituições”.
Para a vice-governadora de Benguela, a I Conferência Provincial Tripartida traz um conjunto de acções para fortalecer o Sistema Jurídico angolano. "Esta Conferência circunscreve a estreita colaboração institucional entre o Governo Provincial de Benguela e os diferentes órgãos que administram, cooperam e auxiliam a aplicabilidade da Justiça e do Direito”.
Na perspectiva de Lídia Amaro, o grau de importância é ainda maior, pelo facto de se tratar de assuntos ligados ao processo penal, considerado direito adjectivo que traça as balizas para a correcta aplicabilidade do direito substantivo, capaz de levar a restrição de bens jurídicos fundamentais dos cidadãos, consagrados e reconhecidos pela Constituição da República de Angola.
O presidente do Conselho Provincial da de Benguela da OAA, José Faria, reconheceu que o Tribunal da Comarca do Lobito e a PGR dão passos significativos para dinamizar a cooperação, considerando-o indicador positivo e essencial na administração da Justiça.
"Pertencemos a uma única família”, disse, realçando que, por esta razão, a realização da actividade e outras semelhantes a serem implementadas visa reforçar e aprimorar o nível de conhecimento dos profissionais do fórum do Direito e da Justiça.