Governo apela à educação financeira a crianças e jovens

 

Governo apela à educação financeira a crianças e jovens

António Capitão | Uíge

Jornalista

A vice-governadora provincial para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Helena Pereira, defendeu, esta segunda-feira, na cidade do Uíge, a necessidade de uma maior promoção de actividades que visam a educação financeira das crianças e jovens.

28/03/2023  ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO 07H58
Governo apela à educação financeira a crianças e jovens © Fotografia por: DR

A governante fez estas afirmações durante a abertura da feira alusiva à Semana Global do Dinheiro, a decorrer de 27 a 1 de Abril, no pavilhão Gimnodesportivo do Futebol Club do Uíge (FCU).

No acto em representação do governador provincial, José Carvalho da Rocha, Helena Pereira sublinhou que a literacia financeira a estas duas faixas etárias (crianças e jovens) vai permitir que, num futuro breve, se construa uma sociedade com indivíduos devidamente formatados sobre os princípios de uma boa gestão financeira pessoal e das suas famílias.

"Queremos aqui deixar um apelo aos pais no sentido de desenvolverem o costume pela literacia financeira e passarem estes conhecimentos e costumes aos filhos para que se tenha, futuramente, uma sociedade educada financeiramente. É necessário que se incuta às crianças e jovens a importância da poupança, assim como lhes instruir a bancarização das suas rendas”, disse.

A delegada regional norte do Banco Nacional de Angola (BNA), Isaltina Pelinganga, disse que a "semana do dinheiro” é uma campanha que visa sensibilizar as crianças e jovens para que, desde tenra idade, tenham consciência financeira e, adquiram, gradualmente, conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos necessários para a tomada de decisões financeiras sólidas e o alcance do bem-estar e a resiliência financeira.

Sublinhou que o evento tem como objectivo desenvolver acções que visam promover o conhecimento e acesso sobre os produtos e serviços financeiros às crianças e jovens para que estes sejam capazes de tomare decisões financeiras sólidas tão logo  atinjam a maturidade, contribuindo, desta forma, para a construção da resiliência financeira e do bem-estar financeiro na sociedade.

"A educação financeira tem uma grande importância para as crianças e jovens, porque faz com que estes passem a compreender qual é o real valor do dinheiro. Além disso, os mesmos passam a associar a questão do esforço à recompensa, uma das principais lógicas do mercado de trabalho, sobretudo no empreendedorismo”, disse.

Reforçou que, durante os dias da realização a feira alusiva ao "dia do dinheiro”, crianças e jovens de escolas primárias, secundárias e do ensino superior vão abordar sobre a importância do dinheiro, como planificar gastos e plantar o futuro, a relevância do seguro para a protecção das finanças pessoais e das famílias, direitos e deveres dos consumidores de produtos e serviços financeiros, empreendedorismo como factor de crescimento económico e desenvolvimento humano, os sistemas de pagamentos e outros.

 
Serviços bancários

Na feira alusiva à "semana do dinheiro”, as instituições bancárias foram as presenças mais destacadas, levando ao conhecimento do público os seus principais produtos e serviços. O Banco de Fomento Angola (BFA), segundo o seu gestor Euclídes Rodrigues, está a proceder a abertura de contas "Bankita” por 100 kwanzas, as contas simplificadas por cinco mil kwanzas, contas para fins comerciais no valor de 20 mil kwanzas, assim como a atribuição do cartão de débito "1º de Agosto” e operações de Depósito à Prazo (DP).

O sub-gerente do Banco Sol, Armindo Costa, disse que sua instituição tem disponíveis, no certame, para a população, aberturas de contas Bankita, simplificadas e normais, cedência de cartões das redes Multicaixa e VISA e operações de Depósito à Ordem (DO) e Depósito à Prazo (DP).

No stand do Banco Angolano de Investimentos (BAI), o navegador Frederico Kussango, disse que estão disponíveis os serviços "BAI Direito”, Conta Jovem, disponibilização de Terminais de Pagamentos Automáticos (TPA), depósitos à prazo, cartões Multicaixa e abertura de contas bancárias na hora, enquanto na representação do Banco de Indústria e Comércio (BIC) estão em evidência a venda do seguro automóvel e a abertura da "Conta Meno”.

No KixiCrédito, o chefe do departamento de controlo e gestão de riscos, Gervásio Kazola, disse que estão disponíveis os serviços e produtos para a cedência de crédito às Pequenas e Média Empresas (PME´s), o KixiAgroPescase o KixiValor, que é um adiantamento salarial, em parceria com o Banco de Poupança e Crédito (BPC).

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem