BNA promove literacia financeira
O Banco Nacional de Angola (BNA) está a aproveitar a ”Semana Global do Dinheiro” como mais uma ocasião para sensibilizar as crianças, adolescentes e jovens, sobre a importância de se adoptar uma abordagem responsável, informada e virada para o futuro na tomada de decisões financeiras.
A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pelo vice-governador Manuel Tiago Dias, na abertura da semana que está a ser realizada na tenda colocada na Baía de Luanda.
De acordo com Manuel Tiago Dias, a actividade sublinha o comprometimento e evidencia o envolvimento do BNA como parceiro o evento promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OECD), junto de 176 países e 63 mil organizações, tendo enfatizado a importância do lema "Planeia o teu dinheiro. Planta o teu futuro", escolhido para a 11ª Edição da Semana Global do Dinheiro.
"De igual modo, reconhece-se que o bem-estar financeiro individual, no futuro, está estreitamente ligado à saúde do planeta e da sociedade no seu conjunto", disse.
Explicou que faz parte da missão dos Organismos de Supervisão do Sistema Financeiro, desenvolver um conjunto de medidas para a promoção da inclusão financeira, das quais se pode citar a publicação de um conjunto de normativos que regulam o sistema financeiro e que têm como objectivo melhorar e clarificar as políticas de acesso ao sistema financeiro, promover e inovar, bem como garantir a protecção do consumidor de produtos e serviços financeiros.
Neste âmbito, são também desenvolvidas estratégias que visam promover hábitos de poupança e realizar acções para contínua formação financeira dos cidadãos, para que os mesmos estejam informados das constantes transformações do sector financeiro, mais concretamente na banca, no sector dos seguros, no mercado de capitais, assim como da promoção de produtos financeiros de simples e de elevado grau de complexidade. Estas acções concorrem para o aumento da literacia e da inclusão financeira.
Por sua vez, a administradora executiva da Comissão de Mercado de Capitais, Nádia Pinto, a semana global do dinheiro significa para CMC enquanto responsável pelo mercado de capitais, de bastante importância.
"Temos todo o interesse em fazer este trabalho conjunto com o Banco Nacional de Angola e com os reguladores de uma maneira geral de inclusão financeira de educar financeiramente, começar de baixo no sentido das nossas crianças estarem preparadas para futuramente investirem no mercado de capitais com as suas poupanças", salientou.
No âmbito da educação financeira, serão realizadas, durante o período de uma semana de feira, visitas guiadas, palestras sobre inclusão financeira, poupança, investimento, impostos, seguros e mercado de capitais, quer em Luanda, como nas delegações regionais do BNA em Cabinda, Malanje, Huambo, Huíla, Benguela, Moxico e Cuando-Cubango.