Eliminatórias do CAN 2023: Jogos agitam hoje o continente
Catorze jogos voltam a movimentar, hoje, o continente africano com a conclusão da terceira jornada das eliminatórias de apuramento para o CAN de 2023, na Costa do Marfim, com as atenções para o Burkina Faso-Togo, Tunísia-Líbia e Mali-Gâmbia.

No Grand Stadium of Marrakech, casa emprestada, o Burkina Faso recebe o Togo, às 21h00, com a selecção togolesa pressionada a vencer para manter o sonho de apuramento.
Com um ponto, a ocupar a última posição do Grupo B, o Togo tem um jogo de elevado grau de dificuldade, pois, enfrenta o comandante da prova que espera manter a sequência de vitórias, depois de ter vencido os dois primeiros desafios e continuar no topo da classificação.
Cabo Verde e eSwatini (ex-Reino da Suazilândia) batem-se a partir das 17h00, no Estádio Nacional de Cabo Verde, na cidade da Praia, com a balança a pender, claramente, para os Tubarões Azuis na condição de visitados. Frente à eSwatini, Cabo Verde tem uma soberana oportunidade de vencer o jogo e pressionar a liderança ao Burkina Faso.
A partir das 21h30,Tunísia e Líbia protagonizam o duelo de destaque, no Estádio Olímpico de Radès, em partida a contar para o Grupo J.
Frente-a-frente estarão selecções rivais e separadas por um ponto, na classificação. A Tunísia é a líder com quatro pontos ao passo que a Líbia ocupa a terceira posição, com três pontos. Os confrontos entre tunisinos e líbios são emotivos e mobilizam os adeptos. No outro jogo da série, a Guiné Equatorial defronta o Botswana, às 20h00, em Malabo Stadium.
Mali e Gâmbia vão aquecer o Estádio 26 de Março, às 20h00, em jogo do Grupo G, sendo que a selecção gambiana procura a segunda vitória para manter intactas as aspirações na competição, que passam pela qualificação.
Mas o combinado maliano não joga às escuras e espera contrariar ao máximo os propósitos do oponente, de modo a disparar na liderança com nove pontos. Com três pontos, a Gâmbia ocupa a terceira posição, numa série em que fazem parte o Congo e Sudão do Sul.
RDC espera superar a crise
A fazer uma travessia no deserto, depois da má prestação no CHAN da Argélia, o Congo Democrático recebe a Mauritânia, às14h00, no Stade do TP Mazembe, com claro objectivo de pôr fim à onda de maus resultados.
Na prova de apuramento, os Leopards perseguem os primeiros pontos, pois, ocupam a última posição da série H, com zero. Ainda assim, a RDC não espera por facilidades, uma vez que vai defrontar o líder do agrupamento, com quatro pontos. Gabão e Sudão do Sul compõem, igualmente, esta série.
O Uganda e a Tanzânia medem forças no Suez Canal Stadium, Egipto, às 15h00, para o Grupo F, com as duas selecções igualadas a um ponto, na classificação. No Grupo H, a Costa do Marfim enfrenta as Comores, com o favoritismo a pender para os "Elefantes”.
Nigéria e Guiné-bissau é o atractivo do Grupo A, com início às 17h00 no Estádio de Abuja, já que ambas as equipas estão separadas por dois pontos. As Super Águias encabeçam a liderança, com seis pontos, seguido dos Djurtus, com quatro. Na quarta-feira, Serra Leoa e São Tomé e Príncipe empataram (2-2).