Conselho de Ministros aprova proposta de Lei que altera estatuto dos antigos Presidentes da República

 

Conselho de Ministros aprova proposta de Lei que altera estatuto dos antigos Presidentes da República

Conselho de Ministros aprova proposta de Lei que altera estatuto dos antigos Presidentes da República

O Conselho de Ministros aprovou, ao seu nível, esta quinta-feira, no Palácio Presidencial, a proposta de Lei que altera o estatuto dos antigos Presidentes da República, nos aspectos ligados aos seus direitos, deveres e imunidades.

Na terceira Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, presidida pelo Presidente da República, João Lourenço, foi discutida uma agenda de oito pontos.

O diploma, que segue para a Assembleia Nacional com vista à sua aprovação definitiva, é aplicável, de igual modo, aos antigos vice-Presidentes da República.

Eis o documento na íntegra:

Recenseamento militar oficioso

O Conselho de Ministros (CM) aprovou, esta quinta-feira, o regulamento que institui o recenseamento militar oficioso, materializando as medidas decorrentes do Projecto de Simplificação de Actos e Procedimentos da Administração Pública.

O documento visa alterar o actual procedimento de inscrição presencial, dispensando a intervenção do cidadão no acto de recenseamento militar, informa o comunicado da sessão, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.

Na sessão, o Conselho de Ministros aprovou, igualmente, as alterações ao diploma que cria a Comissão Multissectorial de Supervisão do Plano Nacional de Grãos (Planagrão).

As alterações visam introduzir, no documento, as principais atribuições da comissão e delegar competências regulamentares ao seu coordenador, tendo em vista a criação de condições para a efectivação e monitorização do Planagrão.

Política externa

No quadro da política externa foram aprovados instrumentos bilaterais de cooperação entre o Governo de Angola e França.

Os referidos instrumentos têm como foco promover o intercâmbio no domínio da educação, por via de desenvolvimento de programas, projectos e actividades, com base na igualdade e na reciprocidade, dentro dos limites das disponibilidades orçamentais anuais.

Também mereceu o aval do Conselho de Ministros o Memorando de Entendimento entre o Ministério da Educação de Angola e o Bureau Internacional da UNESCO.

O memorando formaliza a intenção das partes em promover e incrementar a cooperação, realizando acções conjuntas para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem, por via da assistência técnica nos domínios do desenvolvimento curricular e da avaliação.

Estatuto dos ex-Presidentes

Na reunião de hoje, o Conselho de Ministros apreciou, para envio à Assembleia Nacional, a Proposta de Lei que altera o Estatuto dos Antigos Presidentes da República.

O documento, que visa a adequação dos direitos, deveres e das imunidades dos antigos Presidentes da República, é aplicável aos Antigos Vice-Presidentes da República.

Petróleo e gás

No domínio do petróleo e gás, foram apreciadas, para envio à Assembleia Nacional, as propostas de Lei de Autorização Legislativa que concedem ao Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo, autorização para proceder a alterações ao regime fiscal aplicável à concessão dos Blocos 30, 44 e 45.

A sessão apreciou, também, os Projectos de Decretos Legislativos Presidenciais sobre a matéria e aprovou as alterações aos Contratos de Serviço com Risco, dos referidos blocos 30, 44 e 45.

A media visa conceder incentivos adicionais para viabilizar a perfuração dos poços de pesquisa e, em caso de descoberta, prosseguir para a fase de desenvolvimento.

Ensino Superior

Na mesma sessão, o Conselho de Ministros foi informado sobre irregularidades e ilegalidades detectadas no processo de acesso ao ensino superior, no presente ano académico (2022-2023).

O órgão auxiliar do Titular do Poder Executivo também foi informado sobre as medidas aplicadas por parte do departamento ministerial responsável pelo Ensino Superior, em função da gravidade das infracções.

Sobre o assunto, a reunião encorajou o sector a reforçar a fiscalização e o combate a tais práticas.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem