A popularidade de Gangsta supera à de Adalberto Costa Júnior e Chivukuvuku juntos
Depois das eleições não ganhas pelo MPLA, mas não reclamadas, no verdadeiro sentido, pela oposição, passados seis meses, o MPLA faz e desfaz aos olhos da oposição que sofre calada e que continua a engolir o rio do mal. Os famosos políticos como: Adalberto Costa Júnior e Abel Chivukuvuku, tidos como grandes animais políticos da nossa praça, hoje são ultrapassados pelo activista Gangsta.
A UNITA e a FPU criaram falsas espetativas aos cidadãos desse país, quando ao longo desses anos, antes das eleições de 2022 em que diziam: jamais iríamos engolir sapos; o que fizeram? Engoliram o rio todo. Hoje, querem alimentar a ideia de que Eles são os únicos com possibilidades de chegar ao poder, depois do erro de palmatoria que mostraram nos dias pós eleitoral. Os senhores mais populares de Angola, deixaram-se dormir a sombra da bananeira, esperando pelo anjo Gabriel como forma de mágica para resolver a situação em causa, quando o Presidente do Galo Negro tinha tudo em suas mãos para neutralizar o mal, naquela semana. Ficou apegado a discursos éticos voltados ao Tribunal Constitucional e aos órgãos de defesa e segurança; no final do dia, o que aconteceu? Nada!Sao bons os principios éticos, mas são insignificantes num momento como aquele.
Como é possível alguém que arrasta multidão, sabendo que ganhou as eleições e vendo a parcialidade do poder judicial e dos órgãos de segurança, permite que se lhe coloque o dedo no olho sem nenhuma reação? Como é possível admitir diante de tamanha anormalidade eleitoral, evidente, com dados acima da média, deixar-se roubar, quando o povo já estava na rua a reclamar? Onde esteve Abel Chivukuvuku para aconselhar o seu Presidente para uma posição mais séria e concreta?
A UNITA e a FPU perderam a oportunidade única e jamais vista dos últimos 18 anos eleitorais. Tiveram tudo para dar certo e hoje estaríamos a repensar Angola a todos os níveis. Antes das eleições, os Senhores convocaram manifestações e tiveram aderências em toda Angola e na diáspora; porquê não convocaram manifestações depois daquele jogo sujo da CNE, MPLA e Tribunal Constitucional? As vezes, a política é borrada de lixo porquanto não se entende o que negociaram no off. Ficaram acomodados com mais lugares no parlamento, quando mesmo lá não decidem nada. Ficaram acomodados pelos lexus, dinheiro, imunidades. Que pena!
Gangsta é mais corajoso e popular que toda oposição junta. Os activistas mostram mais força, garra e determinação que todos os deputados da oposição. Ele, sozinho, foragido, familia ameaçada, atormenta, deixa sem sono o Sistema; por causa Dele, o Aparelho do Estado angolano agita-se e gasta milhões para inverter a não realização dessa manifestação passiva.
Penso ser uma vergonha, a UNITA vir a público com a Circular n.02 SGP 2023 a dizer que se solidariza com a iniciativa da Sociedade Civil pela manifestação com o lema: Fica em Casa. Diante dos N factos que o regime tem feito, a UNITA e a FPU não apresentaram ainda, até agora, estratégias pragmáticas capazes de deixar sem sono quem nos governa.
Angola precisa de novos actores políticos destemidos, corajosos e determinados. Não precisa de gente teórica. Ė hora de pôr o regime a obedecer a vontade do povo, a fazer aquilo que pedir o povo e não a vontade de meia dúzia de pessoas.
Todavia, se essa manifestação pegar, aos poucos se tornará habito e depois ninguém mais vai travar a vontade dos cidadãos; enquanto os medrosos da morte estiverem no parlamento, a conduzir um belo lexus e a usufruir da boa vida, irão adiar o destino dos angolanos e a desgraça multiplicar-se-á duas vezes mais do que já está mal; por isso, os corajosos estarão a manifestar-se com garra hoje e sempre.
Quando cair o regime, àqueles que forem protagonistas principais da queda do regime devem ter uma palavra a dizer , antes de dar poder a quem é medroso.
Ao Gangsta e todos os activistas de bem, lutadores determinados , de dentro e da diáspora, a luta pela libertação deve continuar. Somente nós angolanos podemos salvar a nossa Angola de todos àqueles que roubam os nossos sonhos, dos nossos filhos e das novas gerações. A oposição, ainda tem tempo de mudar de comportamento: deixem de seguir bala; arregassem as mangas das camisas e intensifiquem formalmente nos próximos dias, meses, manifestações passivas, como esta já que têm medo de morrer. Sejam práticos .
A presença de novos actores políticos, deixará para trás aqueles que até agora tinham bom nome. Portanto, mudem de estratégias ou serão engolidos pelo rio Kwanza, Senhores Adalberto e Abel Chivukuvuku. Ė hora de despertar, caros lideres.
Hoje, o Gangsta é mais famoso que os dois Líderes juntos. Se a coisa pega e funcione, o Palácio terá inquilino jamais pensado, num futuro próximo.
Dia 31 de Março, Fica em Casa.
Por Talangongo Okola