Herói do Hotel Rwanda vai deixar a cadeia

 

Herói do Hotel Rwanda vai deixar a cadeia

Paul Rusesabagina, antigo dono de hotel que salvou várias pessoas em 1994 durante o genocídio ocorrido no Ruanda (e que deu origem ao filme Hotel Ruanda), e membro da oposição no país viu comutada a sua pena de prisão de 25 anos.

26/03/2023  ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO 10H38
Paul Rusesabagina foi solto com pedidos dos Estados Unidos © Fotografia por: DR

O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo governo ruandês depois de várias sessões diplomáticas com os Estados Unidos, onde Rusesabagina também tem residência. "Este é o resultado de um desejo partilhado para recomeçar as relações entre Estados Unidos e Rwanda”, explicou Stephanie Nyombayire, porta-voz do presidente do Rwanda, Paul Kagame, citado pela CNN.

Rusesabagina foi condenado em 2021 por ter, alegadamente, ligações a uma organização que se opõe ao presidente do Rwanda. O empresário negou na altura todas as acusações e não quis ir a julgamento que muitos dos apoiantes apelidaram de "farsa”. Washington afirmou que Rusesabagina foi preso de forma incorrecta, especialmente pelas poucas garantias dadas pelo sistema judicial do Rwanda.

A libertação de Rusesabagina pode ajudar ao amenizar das tensões entre Estados Unidos e o Rwanda. Os norte-americanos pediram aos rwandeses que retirem as suas forças militares da República Democrática do Congo, apesar de o Rwanda negar ter algum envolvimento no país vizinho. De acordo com o jornal Guardian, Rusesabagina deverá sair este sábado, juntamente com outras 19 pessoas, que também viram as suas condenações a serem comutadas.

"Sob a lei rwandesa, a comutação da condenação não garante nem extingue a sentença”; explicou Yolande Makolo, porta-voz do governo do Rwanda. "O país reconhece o papel dos Estados Unidos em criar condições para o diálogo assim como o trabalho do Qatar neste assunto”. Rusesabagina é considerado um herói no Rwanda, tendo a sua história dado origem ao filme "Hotel Ruanda, quando, em 1994, salvou várias pessoas no seu hotel durante o genocídio que teve lugar naquele país.

O empresário vai viajar para o Qatar para se juntar à sua família, voando depois para os Estados Unidos.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem