Estudo sobre industrialização da mandioca encontra-se na fase final
O director Nacional da Indústria, César Cruz, garantiu, na última quinta-feira, em Luanda, que os estudos sobre a cadeia de valor da mandioca já se encontram na fase final.
De acordo com o responsável, tão logo sejam concluídos, o mesmo serão levados para aprovação ao ministro da Indústria e Comércio, Víctor Fernandes, para os passos seguintes.
"O sector tem vindo a realizar estudos aprofundados de alguns produtos alimentares, particularmente a mandioca, com destaque para as espécies existentes, e quais as mais indicadas industrialmente”, disse.
O responsável, que falava à imprensa sobre a importância da Expo-Indústria 2023, adiantou que depois da aprovação do projecto, o Ministério vai criar um programa específico para apoiar as iniciativas privadas, que surgirem para investimento no sector da mandioca.
"Os estudos foram realizados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em parceria com o Ministério da Indústria e Comércio”, explica.
Conforme sublinha o director César Cruz, o referido estudo visa acautelar as falhas apresentadas por muitas empresas na solicitação de financiamento, porquanto muitas delas não têm um estudo de viabilidade do negócio ou área de actuação. Com o estudo, o projecto de apoio às Micro Pequenas e Médias Empresas e o Fundo de Garantia de Crédito poderão ver eliminados os actuais constrangimentos.
Referiu que a Expo-Indústria, para além de atrair investidores, é também um meio para mostrar aos consumidores nacionais que muitos produtos nas lojas já levam o selo "Feito em Angola” e apresentam qualidade.
O grande desafio, sublinhou, continua a ser a produção primária, sobretudo para garantir matéria-prima de qualidade e insumos para a indústria.