A Fazenda “Agra Hanha Agrícola” projecta aumentar produção de banana este ano


 

A Fazenda “Agra Hanha Agrícola” projecta aumentar produção de banana este ano

Com uma média mensal actual de 50 toneladas de banana, a fazenda “Agra Hanha Agrícola”, situada na comuna da Hanha, município do Lobito, província de Benguela, vai, nos próximos tempos, aumentar a produção, incluindo a de hortícolas, com os trabalhos de desassoreamento da vala de irrigação apoiados pelo Governo Provincial.

A fazenda tem 9.798 hectares de área útil e tinha visto reduzida a capacidade de produção devido ao assoreamentio da vala, ao estado das vias de acesso e, também, à ausência de apoio, segundo o proprietário, Sérgio Teixeira.

Falando ao Jornal de Angola, à margem de uma recente visita do governador provincial de Benguela, Luís Nunes, Sérgio Teixeira disse que o mau estado da ponte que serve a comuna, das vias de acesso e a falta de desassoreamento da vala de irrigação inviabilizaram, durante, vários anos o aumento da produção.

"A fazenda tem 9.798 hectares de área útil”, explicou, indicando que, o terreno arável é de 1.500 hectares. A fazenda dispõe de uma zona mineira e de pastagem para o gado.

Apesar das dificuldades, reconheceu, ainda é produzida banana e hortícolas (batata-rena, doce, repolho, cebola e cenoura), com as preocupações a incidirem sobre a reparação da estrada, da vala de irrigação de uma extensão que pode servir para a provisão de água sobre vários hectares.

O agrupamento das famílias em associações de camponeses foi outra preocupação apresentada pelo proprietário da fazenda, que produz, também, óleo de palma.

Segundo Sérgio Teixeira, devido aos constrangimentos, a produção actual ronda os 10 por cento das seis a sete mil toneladas possíveis caso ocorra na totalidade da área disponível para a agricultura.

"Poduzimos uma média de 50 toneladas de banana por mês. Mesmo assim, estamos a produzir pouco. O ideal é tirarmos 20 mil toneladas por época, pelo menos”, explicou. A fazenda provê 100 empregos directos e 200 indirectos.

O proprietário da fazenda esclareceu que, como forma de rentabilizar as operações e contribuir na elevação dos rendimentos das famílias, cedeu mais de 400 hectares às populações das áreas adjacentes à que detém. O ganho, reconheceu, está na contribuição para o programa de combate à fome e à pobreza na comunidade. 

"Quando os níveis de produção são efectivos, produzimos entre seis e sete mil toneladas de banana. Com a reparação da estrada, canal de irrigação e organização geral da população, vamos aumentar os níveis de produção.

 Agrupar 200 camponeses

O administrador comunal da Hanha, Luciano Segunda, disse à nossa reportagem que mais de 200 camponeses que trabalham no perímetro da fazenda daquela localidade vão ser agrupados em associações, para beneficiarem de apoios financeiro do Governo.

A orientação, esclareceu, foi dada pelo governador provincial de Benguela, Luís Nunes, que visitou a fazenda da localidade.

Luciano Segunda afirmou que, ao agrupar os camponeses em associações vai ser possível apoiá-las com inputs agrícolas e instrumentos de trabalho de forma organizada e direccionada.

Enalteceu os apoios que os camponeses e agricultores da região têm beneficiado e lamentou a falta de água como principal constrangimento”, adiantado que, com a reabilitação da vala para irrigar os terrenos, a produção vai aumentar.

O soba da Hanha, Joaquim Ndjimbo, manifestou apreço para com a preocupação do Governo de Benguela de reabilitar a estrada e a ponte, o que vai dinamizar o escoamento da produção.

Garantiu que a iniciativa de criar associação é positiva, por isso, as autoridades tradicionais vão sensibilizar as famílias para que a iniciativa seja uma realidade.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem