Angola entra na rota dos navios de cruzeiro
Angola entrou na rota dos navios de cruzeiro e abriu um novo ciclo no turismo internacional, ao receber o navio “SH Vega”, afirmou, segunda-feira, o secretário de Estado para Hotelaria e Turismo, Hélder Marcelino, no final da visita guiada ao interior da embarcação atracada no Porto de Luanda.
![](https://www.jornaldeangola.ao/fotos/frontend_1/noticias/azamara-quest-navio_262732646640afee2697db_1216559481642c022b8f540.jpg)
"Temos muitos turistas que vieram de vários países para pegar o cruzeiro a partir de Angola e outros que desembarcaram a partir de Angola para regressar às origens, o que constitui uma mais-valia para o país", observou.
De acordo com o responsável, com a atracagem do "SH Veja”, no Porto de Luanda, eleva para quatro o número de navios cruzeiros que escalaram Luanda, durante o mês de Março. A diferença, sublinhou, foi o facto deste último navio ter carregado e descarregado passageiros no Porto de Luanda, o que nunca aconteceu na história do nosso país.
Hélder Marcelino esclareceu que os turistas que embarcam em Angola são recebidos por actividades culturais, com destaque para danças tradicionais e seguem-se os momentos de visita, mediante diferentes pacotes turísticos oferecidos pelas agências que operam no mercado nacional. Entre os destinos o destaque recai para museus, praças, Ilha de Luanda e Fortaleza.
"Os turistas que embarcaram e desembarcaram no território nacional acabam por procurar produtos e serviços angolanos, o que vai contribuir no crescimento da economia angolana”, disse.
Assegurou que Angola vai continuar a acolher iniciativas desta natureza, destinadas a tornar o país num destino turístico agradável para os visitantes.
Dinis Martins, da "Travel Gest”, empresa encarregada de trazer navios de cruzeiros ao nosso país, assegurou que o próximo chega no dia 21 de Abril, para encerrar a primeira época de viagens turísticas por cruzeiro.
Patrícia António, vice-presidente da Global Marketing, responsável pela área comercial do cruzeiro, disse que a diária ronda entre os 700 e 1000 dólares por pessoa. Os custos variam de acordo com o serviço solicitado, que vai desde o tipo de camarote, que pode ser interior e exterior, com varanda ou suíte.