Contraplacados e madeiras ficaram mais caros no mercado


O Índice de Preços dos Materiais de Construção (IPMC) apresentou uma variação de 0,9 por cento em Março de 2023 em relação ao mês de Fevereiro de 2023, registando um aumento de 0,2 pontos percentuais em relação à registada no mês anterior.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de variação homóloga do IPMC, de Março de 2023 em relação ao Março de 2022, fixou-se em 8,0 por cento.

Nas variações homólogas, entre os grupos de materiais de construção, madeira e contraplacado são os que registaram maior aumento nos preços com 14,6 por cento, seguidos pela pedra britada e mármore com 12,5, areia (11,6), tubagens e acessórios de plásticos (11,5), vidros e artigos de vidro /10,9), blocos (10,1) e produtos sintéticos (10).

Constam também  o betão pronto com 9,8 por cento, vigas, vigotas e ripas (9,2), tijolos e aço (8,9) cada, alumínio (7,2), outros produtos sintéticos (6,7) e cimento e aglomerantes com 3,6.

Os Grupos de materiais que mais contribuíram na variação do IPMC do mês de Março, segundo o INE, foram aço com 0,4 pontos percentuais seguido do betão pronto e cimentos e aglomerantes com 0,2 pontos percentuais cada e blocos com 0,1 ponto percentual.

O INE informa que o preço dos materiais de construção é um importante indicador para o mercado da construção, pois é através da sua variação que se consegue identificar o grau de intensidade das actividades do sector da construção.

Este indicador, segundo o INE, tem como objectivos medir a evolução dos preços dos materiais de origem nacional e importado que participam na actividade da Construção e que são comercializados no mercado nacional,  e serve como elemento fundamental para a actualização dos orçamentos das obras da construção, utilizando fórmulas polinomiais para cada tipo de obra.

Serve ainda como deflector dos valores nominais ou correntes relacionados com a actividade da Construção, bem como de construir séries de preços para elaborar índices elementares de materiais da construção e índices agregados dos mesmos.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem