Defendida prontidão combativa dos efectivos
A comandante em exercício da unidade territorial da Polícia de Intervenção Rápida (PIR) no Cunene, intendente Judith Viamba, recomendou, em Ondjiva, ao efectivo feminino para elevar os níveis de prontidão e preparação combativa.
A comandante falava no encerramento das actividades da Rede de Mulher Polícia, no âmbito do Março Mulher 2023, que contou com a participação de 25 efectivos das unidades afectas ao Comando Provincial da Polícia Nacional no Cunene.
Na ocasião, Judith Viamba considerou ser importante a preparação combativa do efectivo feminino, no sentido de estar à altura para garantir a protecção e segurança dos cidadãos.
Judith Viamba disse que se devem engajar para melhorar as técnicas operativas e combativas, para o cumprimento das várias missões de manutenção da segurança pública na província e no país.
A actividade ficou marcada pela realização de um concurso operacional de superação de obstáculos e tiro assertivo com arma larga, vencido pela agente de 3ª classe Tatiana de Freitas, pertencente à Unidade da Polícia Fiscal Aduaneira no Cunene.
Tatiana de Freitas, na categoria de arma larga obteve 123 pontos, seguida da agente da Polícia de Guarda Fronteira, Verónica Justino, com 106, e da agente dos Serviços Prisionais Rufina Benedito, com 106 pontos.
Na categoria de arma curta (pistola), venceu a agente de 1ª classe do comando provincial, Juliana Penofina, com 108 pontos, seguida de Verónica Tomás, com 79 pontos, também do comando, e de Isabel Kambalo, dos Serviços Prisionais, com 67 pontos.
A jornada Março Mulher decorreu sob o lema "a participação activa das mulheres nas tecnologias de informação, rumo à prosperidade social”.