O ex-assessor da Segurança Nacional de Israel, Yaakov Amidror, advertiu, ontem, que o relançamento da cooperação entre o Irão e os países árabes coloca em risco a segurança na região do Médio Oriente.
Por outro lado, o ex-assessor, declarou, igualmente, que é cada vez mais provável que Israel seja obrigado a invadir o Irão e daí iniciar uma guerra entre os dois países.
"Temos que nos preparar para a guerra. É possível que cheguemos a um ponto em que tenhamos que atacar o Irão, inclusive sem a ajuda norte-americana”, declarou.
O funcionário também acusou Washington pela falta de compromisso com a segurança de Israel.
Reacção "política” das autoridades iranianas
A semana passada, o comandante do Exército do Irão, Abdolrahim Mousavi, declarou que o poder militar de Israel "é insignificante para deter o Irão”, segundo noticiou na altura a agência síria SANA.
Abdolrahim Mousavi, major-general e comandante do Exército iraniano, considerou que Israel era muito pequeno para representar uma ameaça para o seu país.
O oficial iraniano desvalorizou, na ocasião, as declarações israelitas sobre a prontidão do seu Exército para atacar o pais vizinho, isso mesmo sem o apoio dos EUA.