Diplomatas reforçam o dinamismo das acções na esfera multilateral


Diplomatas reforçam o dinamismo das acções na esfera multilateral

O Ministério das Relações Exteriores reúne, a partir de hoje e até quinta-feira, em Luanda, o IX Conselho Consultivo Alargado que, entre vários temas, vai abordar o reforço do posicionamento estratégico de Angola nas organizações internacionais e regionais, para a dinamização da sua acção na esfera multilateral.O encontro, cujo discurso de abertura deverá ser proferido pelo Presidente da República, João Lourenço, decorre sob o lema "O MIREX e a sua acção diplomática no actual contexto internacional: desafios e perspectivas”, de acordo com o programa a que o Jornal de Angola.

"O papel de Angola nas questões de paz e segurança e suas implicações na projecção da imagem e influência do país em África”, bem como "As vantagens da adesão de Angola à Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA)” são alguns dos temas em discussão. O primeiro terá como orador principal o embaixador Francisco José da Cruz, enquanto o segundo estará a cargo de João Baptista Domingos Quiosa.

No encontro em que participam como os embaixadores acreditados em Angola, membros do Governo e toda a direcção do Ministério das Relações Exteriores, serão, igualmente, abordados questões sobre a contribuição para a estratégia de Angola, face as mudanças globais, sob prelecção do decano da Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto.

No primeiro dia, é apresentado, também, o balanço da presidência rotativa de Angola na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), bem como a implementação da estratégia e o programa da presidência angolana na Organização dos Estados da África, Caraíbas e Pacífico (OEACP).

Os desafios da diplomacia económica na atracção de investimento directo estrangeiro, a estratégia direccionada para o acesso a novos mercados, a internacionalização de empresas e de produtos nacionais serão, igualmente, discutidos durante o encontro de três dias.

Devem, ainda, ser abordados a actividade desenvolvida pelo MIREX, implementação das recomendações do VIII Conselho Consultivo Alargado, plano de acção para 2023 e as perspectivas, estratégia da política externa angolana no país de acreditação e na região e a representatividade de Angola nas organizações internacionais, suas modalidades e níveis de insercção de quadros nacionais no sistema internacional, bem como a Estratégia Nacional sobre as Alterações Climáticas 2022 -2035.

Os participantes vão, também, apreciar a organização funcional do Ministério das Relações Exteriores, fazer o balanço administrativo, financeiro e patrimonial referente ao período 2022, abordar a estratégia da Academia Diplomática Venâncio de Moura, o estudo e análise das principais questões internacionais, bem como a estratégia de enquadramento das comunidades angolanas no exterior.

  Comissão Preparatória do XI Conselho Consultivo Alargado

 

O ministro Téte António reuniu a semana passada, em Luanda, com a Comissão Preparatória do XI Conselho Consultivo Alargado do Ministério das Relações Exteriores, para inteirar-se do grau de cumprimento da organização do evento, que arranca hoje na Academia Diplomática.

Na reunião, o titular da pasta das Relações Exteriores foi informado de todos os pormenores técnicos e administrativos para que o encontro deste órgão de apoio consultivo, que reúne em sessão ordinária no início de cada ano civil e, extraordinariamente, sempre que necessário, decorra sem sobressalto.

Téte António pretende que o XI Conselho Consultivo Alargado do Ministério das Relações Exteriores seja um fórum de debate participativo, transparente e profundo, orientado para soluções exequíveis.

Para a concretização deste evento, o governante determinou a criação de uma Comissão Preparatória, coordenada por Esmeralda Mendonça, secretária de Estado para as Relações Exteriores, e Maria Auxiliadora Fragoso Pascoal Ramiro, secretária de Estado para Administração, Finanças e Património.

O encontro de sábado foi complementado com uma visita guiada às instalações da Academia Venâncio de Moura, onde o ministro Téte António percorreu as áreas a serem utilizadas durante o XI Conselho Consultivo Alargado do Ministério das Relações Exteriores.

O evento tem como objectivos gerais a avaliação periódica do desempenho do Ministério das Relações Exteriores no domínio da Política Externa e da Diplomacia, do Grau de Coordenação entre as estruturas e outros parceiros governamentais, identificar insuficiências e buscar soluções concretas, planificar as actividades para o ano em curso, reforçar a organização interna e analisar os principais assuntos da política internacional.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem