FADA vai conceder crédito aos jovens agricultores

Os jovens do Huambo que actuam no ramo da agro-pecuária vão beneficiar, brevemente, de crédito agrícola de até três milhões de kwanzas, financiado pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), no quadro do projecto de crédito denominado Jovem Produtor, do Conselho Nacional da Juventude CNJ.

Segundo fez saber o secretário do Conselho Provincial da Juventude no Huambo, João Lara Hotalala, os mesmos vão também ser beneficiados de títulos de propriedades de terras, para alargarem o espaço de produção e diversificar a economia. 

De acordo com o líder juvenil, o projecto vai ser implementado por fases e cada município vai disponibilizar cerca de cem hectares de terra, para que cada jovem interessado, seja-lhe atribuído de um até 5 hectares, para desenvolver agricultura, à luz do Crédito Jovem Produtor.

Para tal, o valor disponibilizado pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) por cada jovem, vai ser reembolsado num prazo de três anos, uma das medidas que serve para travar o êxodo rural. "Os jovens devem dedicar-se às actividades agropecuárias, para o combate da fome e da pobreza e garantir a empregabilidade nas comunidades, já que o sector estatal não consegue absorver a todos”.

Com a materialização deste desafio, disse, vão  ser criados vários projectos agrícolas liderados pela juventude e fazer com que a produção agrícola esteja no futuro, nas mãos dos jovens.

João Lara fez saber que nos próximos dias, vão ser identificados os referidos espaços em todos os municípios, para serem cedidos aos jovens, que vai contar com envolvimento das autoridades locais.

"Queremos desenvolver para uma Cidade Agro-pecuária da Juventude Angolana (CAJA), a nível dos 11 municípios, para o combate à fome e à pobreza”, disse.

Para os jovens que estão a ser formados nas instituições de agro-pecuária, João Lara disse que existem programas de financiamento para os apoiar, com vista a apostar no empreendedorismo.

 

Garantias

Os estudantes finalistas do Instituto Médio Agrário, da Faculdade de Veterinária e Ciências Agrárias, quando terminarem os seus cursos, existem garantias de serem igualmente financiados com um montante de até 5 milhões de kwanzas, para colocarem em prática todo o aprendizado, e criar novas empresas, garantindo mais postos de trabalho.

A tendência é fazer crescer o número de jovens empreendedores, que vão trabalhar nos seus próprios negócios e ajudar o desenvolvimento de Angola, através dos impostos que estas empresas podem pagar ao Estado.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem