Maior foguetão da história explode após lançamento

Poucos minutos após deixar a plataforma, o foguetão iria iniciar a separação dos estágios, mas tanto o propulsor quanto a nave seguiram juntos e começaram a tombar. “Obviamente, esta não parece ser uma situação nominal”, observou John Insprucker, engenheiro da SpaceX que estava na transmissão do lançamento.

Durante a transmissão desta quinta-feira, dia 20, foi possível ver Elon Musk na sala de controlo juntamente com os trabalhadores - tornando-se especialmente interessante observar a expressão do empresário quando o Starship explodiu no meio do ar depois de realizar algumas ‘piruetas’ não planeadas.

Trabalhadores da SpaceX, uma série de fãs da empresa de Elon Musk e de aficcionados da exploração espacial assistiram, ontem, com expectativa,  ao primeiro teste orbital do foguetão Starship com o sistema de propulsão "Super Heavy”.

A ajudar a aumentar a ansiedade esteve o facto de ser a segunda tentativa de lançamento, depois de a SpaceX ter adiado a ocasião (originalmente planeada para segunda-feira, dia 17) devido a questões técnicas.

Apesar de a SpaceX ter considerado a missão um sucesso, na medida que foi possível verificar uma descolagem, o Starship não conseguiu entrar em órbita e não se verificou uma separação entre o Starship e o Super Heavy.

Talvez essas lacunas consigam explicar a expressão mais neutra de Musk na área de operações mas, não obstante, o empresário terá de aguardar por uma futura oportunidade para voltar a lançar o Starship.

É provável que a explosão tenha sido causada pelo Sistema de Terminação de Voo, accionado devido ao desvio da trajectória do foguete. "Como se o teste de voo não fosse empolgante o suficiente, o Starship experimentou uma desmontagem rápida e não programada antes da separação dos estágios”, escreveu a empresa, numa publicação no Twitter.

Ainda não há informações sobre a causa exacta da explosão, mas a SpaceX considerou que o teste foi um sucesso. É comum que foguetes não se saiam bem nos seus primeiros voos e, apesar do desfecho, a empresa pôde obter novas informações sobre o desempenho do veículo em condições reais. Com estes dados em mãos, a SpaceX pode aplicar melhorias no veículo para novos testes no futuro.

Além disso, Elon Musk, CEO e fundador da companhia, já havia destacado que nem tudo poderia acontecer como o planeado durante o voo e estimou que o lançamento teria apenas 50 por cento de chance de sucesso. "Parabéns à equipa da SpaceX num teste de lançamento incrível do Starship! Aprendemos muito para o próximo teste em alguns meses”, escreveu Musk, no Twitter.

Futuras missões

O foguetão foi lançado em conjunto com o motor de propulsão Super Heavy e, em conjunto, será o sistema utilizado para realizar missões à Lua como parte do programa Artemis da NASA. Além disso, o Starship é também o foguetão no qual a SpaceX deposita as esperanças para realizar as primeiras missões a Marte. O lançamento do Starship decorreu a partir da base da SpaceX em Boca Chica no Texas, EUA, no período entre as 14h28 e as 15h30 (hora de Angola).

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem