A Fundação Lwini doou, sexta-feira, bens de primeira necessidade ao Centro Materno Infantil do Morro dos Veados, no município de Belas, em Luanda.
A chefe de Departamento de Projectos da Fundação Lwini, Patrícia Seitas, disse que a doação visou assinalar o primeiro ano do centro materno.
Acrescentou que o centro materno foi construído e apetrechado com financiamento da Fundação Lwini, que assinala 25 anos de existência.
"A Fundação Lwini pretende dar continuidade às acções solidárias, no âmbito do programa de combate à fome e à pobreza, bem como distribuição de cadeiras de rodas e material para escolas do ensino especial”.
Segundo a directora geral do Centro Materno Infantil, Hélia Mendes, diariamente são atendidas, em média, 310 pacientes, em consultas internas, fisioterapia, sala de reabilitação, nutrição, psicologia clínica, maternidade, programa de vacinação e puericultura.
Deu a conhecer que a unidade sanitária é composta por cinco blocos e só são internadas parturientes, estando disponíveis, na maternidade, 15 camas e dez berços.
Hélia Mendes explicou que o centro materno muitas vezes não tem capacidade de resposta, pois, além de pacientes do Distrito do Morro dos Veados, atende, também munícipes dos Ramiros e Benfica. "O fluxograma é muito grande, em um ano o centro já registou mais de 80 mil consultas e acima dos 1.210 partos”.
O atendimento no Centro Materno Infantil do Morro dos Veados é assegurado por três médicos, 30 enfermeiros e 62 profissionais de Saúde, entre técnicos de análises clínicas, fisioterapeutas e pessoal de apoio.
A malária, diarreia e doenças respiratórias agudas são as patologias mais frequentes na unidade sanitária, apadrinhada pela Fundação Lwini, que fornece, com regularidade, medicamentos, material gastável e outros meios, como mosquiteiros, álcool em gel, rolos para a sala de fisioterapia e cadeiras de rodas para crianças com necessidades especiais.
Durante a entrega do donativo, Emiliano Lopes, de nove anos, com deficiência motora, recebeu, pela primeira vez, uma cadeira de rodas, enquanto Joana Suzana, de 34 anos, que ontem, às 7h00, deu à luz à primeira criança do dia no Centro Materno Infantil do Morro dos Veados, recebeu um kit para o recém-nascido.
Pacientes, munícipes e convidados participaram, no final da actividade, em palestras sobre hemoterapia e má nutrição.