OMS "condena fortemente" ataques a instalações de saúde no Sudão


O diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Mediterrâneo Oriental condenou, esta quarta-feira, fortemente os ataques a instalações de saúde no Sudão, incluindo ambulâncias que transportavam doentes, e lamentou a morte de pelo menos três pessoas.

"A OMS condena fortemente os ataques relatados a pessoal de saúde, instalações de saúde e ambulâncias no Sudão; estes ataques, que parecem ser em número cada vez maior, já levaram à morte de pelo menos três pessoas e dois feridos, e limitam o acesso a cuidados de saúde que salvam vidas, colocando mais pessoas em risco", disse o diretor regional num comunicado hoje divulgado.

No comunicado, a OMS salienta que os "relatos de ataques militares contra instalações de saúde, sequestro de ambulâncias com os pacientes e paramédicos a bordo, pilhagem de instalações de saúde e de forças militares a ocuparem instalações de saúde são profundamente preocupantes".

O comunicado da OMS surge no mesmo dia em que o Sindicato dos Médicos do Sudão anunciou que mais de metade dos hospitais da capital, assim como os das regiões periféricas, foram encerrados, enquanto os restantes correm o risco de encerramento devido à falta de pessoal médico e de abastecimento básico, no seguimento da onda de violência que varre o país desde sábado.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem