Parlamentos com acções conjuntas na consolidação da cultura da paz
De acordo com o secretário executivo da CIRGL, as mulheres líderes parlamentares das Repúblicas de Angola, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia podem, de forma diplomática, influenciar para a promoção da cultura da paz e a união dos povos da sub-região do continente.
Referiu que os Parlamentos são instituições de grande relevância na procura constante da paz, da coesão dos povos e da promoção de debates sobre o papel das mulheres líderes parlamentares na pacificação dos espíritos para um futuro comum.
João Caholo disse que a presidente do Parlamento angolano manifestou a vontade de continuar a trabalhar com o Secretariado Executivo da CIRGL para, em conjunto, encontrar caminhos capazes de contribuir para a edificação da paz a nível da região dos Grandes Lagos.
As líderes parlamentares das Repúblicas Angola, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia, frisou o secretário executivo da CIRGL, estão a delinear acções conjuntas, demonstrando ao mundo a importância das mulheres presidentes das assembleias nacionais em prol da paz.
Enquanto angolano, frisou João Caholo, orgulha-se em trabalhar com o Parlamento liderado por Carolina Cerqueira, pelo facto de estar a estreitar cada vez mais as relações de cooperação com os demais Estados-membros da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos.
A Conferência Internacional da Região dos Grande Lagos é um organismo sub-regional ligada à União Africana (UA) que trata das questões de segurança e paz a nível do continente.