Pessoas portadoras de albinismo beneficiam de kits dermatológicos


Pelo menos, 58 pessoas portadoras de albinismo receberam, em Caxito, província do Bengo, kits dermatológicos, para minimizar as dificuldades que têm com a saúde da pele.

O gesto é da governadora provincial, Maria Antónia Nelumba, serviu para saudar o 14 de Abril, Dia Nacional da Juventude Angolana, que se comemorou na referida data e  acolhido positivamente pelos albinos que estiveram no local do acto.

Na ocasião, a governadora considerou que, apesar de poucos os produtos doados, os mesmos vão minimizar a situação dos carenciados em termos de cuidados da saúde da pele.

"Sabemos que esses medicamentos são muito caros e não estão ao alcance de todos. Aqui no Bengo temos uma população significativa de albinos, que gostaríamos que estivessem, também, a par de tudo que acontece na província, sobre tudo que tivessem uma condição de bem-estar, de felicidade e de auto-estima permanente”, disse.

"Essa oferta embora pouca vai ajudar a melhorar a vossa condição de vida. Não queríamos deixar-vos de fora nas comemorações das festividades do Abril Jovem, a juventude é uma fase muito importante das nossas vidas, todos têm desejos, anseios, projectos individuais e colectivos que devemos abraçar”, apelou.

Por seu turno, o presidente da Associação Provincial dos Albinos do Bengo, Romano Pedro agradeceu o gesto do Governo do Bengo e disse ao Jornal de Angola que a nível do município do Dande, a organização controla um total 64 albinos e carece de dados oficiais sobre o resto de outros albinos que vivem nos outros municípios por falta de meios.

"Não temos registos de albinos nos outros cincos municípios, já ouvimos que existem no Pango Aluquém, Bula Atumba e Nambuangongo, mas temos que constatar para os registar também”, considerou. Segundo o líder da associação, os albinos enfrentam muitos problemas, principalmente de fórum oftalmológico e precisam de consultas.

-Em resposta ao apelo da associação, Maria Nelumba disse que o Governo provincial já orientou à direcção provincial da Saúde para trabalhar junto da associação, devido aos cuidados que devem ter com a pele, principalmente as crianças que são as mais vulneráveis.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem