Mais atenção aos filhos reduz gravidez precoce


A directora provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género em Benguela, Janice Neves, defendeu que é fundamental os pais e encarregados de educação dedicarem mais atenção aos filhos, como forma de contribuir para a redução de casos de gravidez precoce.

Falando na abertura da Reunião Técnica do Pré-Fórum provincial da criança, que teve lugar no salão nobre da Administração Municipal de Benguela, que juntou representantes de várias instituições públicas e privadas, que trabalham no Programa de Defesa dos Direitos dos Menores, na província, afirmou que o Governo está atento às preocupações das populações, por isso, várias políticas têm sido feitas para melhorar a qualidade de vida das populações.

A responsável considerou a gravidez na adolescência como um problema preocupante, que exige o esforço de todos os membros da sociedade, a começar pelos pais e encarregados. 

"O Governo Provincial de Benguela está atento às principais preocupações da população, mormente, a criança, considerando que elas são o verdadeiro futuro do amanhã, por isso, merecem uma atenção especial, em todos os domínios”, disse Janice Neves.

 O Governo continua a trabalhar para melhorar as condições sociais básicas, visando garantir a qualidade de vida das crianças, na base da execução de diversos programas em curso, exemplificando vários ganhos já concretizados, que  estão a mudar a vida dos menores, em todas as localidades da província. O encontro, que juntou mais de 50 técnicos das diversas instituições, associações de carácter cívico, avaliou a estrutura de funcionamento do conselho provincial da Acção Social de Benguela, bem como, sobre a metodologia para a realização do fórum nacional que acontece nos próximos tempos.

 Por sua vez, o secretário Executivo do Conselho Nacional da Acção Social, Ângelo Kambera, disse que a problemática da gravidez precoce vai ser analisada com maior profundidade no Fórum Nacional da Criança, que acontece em local a definir, evento que vai congregar representantes das 18 províncias do país.

 Esclareceu que o Fórum Nacional da Criança está marcado para os dias 29 e 30 do mês de Junho, do ano em curso, onde serão abordados vários assuntos que tocam directamente a vida dos menores, sobretudo a gravidez precoce, a violência sexual, o abandono dos pais, entre outros.

 Acrescentou que o fórum nacional é um evento que acontece de dois em dois anos e tem como objectivo principal avaliar as acções programadas anteriormente, para ver como foram desenvolvidas, assim como, redefinir as políticas mais viáveis que visam garantir maior intervenção dos órgãos afins, a favor da criança.

 O encontro abordou também sobre o relatório dos 11 compromissos da criança a ser elaborado, a matriz para elaboração do Plano Bienal da acção para a criança, que compreende o período, 2023/2024, o calendário de trabalho dos grupos, entre outros.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem