Situação da criminalidade no Cuando Cubango é estável


A situação da criminalidade na província do Cuando Cubango é estável por força das operações realizadas pela Polícia Nacional, que têm culminado na recuperação e apreensão de diversos meios e detenção dos autores dos crimes, considerou o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC).

Paulo Dias de Novais disse que, apesar dos crimes que se tem registado, Forças da Ordem estão a trabalhar 24 horas por dia, no sentido de garantir a segurança pública e tirar da circulação todos aqueles que venham perturbar a ordem e a segurança pública das populações.

O oficial superior apontou os bairros 45 Casas, 23 de Março, Azul, Popular, Castilho, Paz, Pandera, no município de Menongue, como os que mais registam casos de roubos e furtos, mas ainda assim, salientou que apesar destes casos, os municípes de Menongue devem sentir-se tranquilos, quer pelo trabalho policial e pela crescente colaboração da população.

 

Desmantelado grupos de marginais

Três grupos de marginais, composto por 20 elementos, com idades compreendidas dos 16 aos 59 anos, envolvidos em crimes de homicídios, furtos e roubos, sobretudo de motorizadas com recurso a armas de fogo foram desmantelados pela Polícia Nacional no Cuando Cubango.

O porta-voz da Polícia Nacional, superintendente Augusto Tomás informou que em posse dos marginais foram encontradas nove armas de fogo do tipo AKM e 10 motorizadas de marca Bajaja, nos bairros Tchivonde, Paz e Saúde, arredores da cidade de Menongue e na comuna do Mumbé, município do Chitembo, provincia do Bié.

Acrescentou que, durante as operações realizadas na semana finda, os implicados alegadamente roubavam as motorizadas e as descaracterizavam para facilitar o processo de revenda.

Foram  apreendidas três telemóveis digitais e igual número de televisores do tipo plasma, nos bairros Aerovia, Futungo e Maculusso, em Menongue.

Augusto Tomás disse que a acção policial permitiu, igualmente,  recuperar, seis motorizadas de marcas TVS e Bajaja, três caixas de peixe congelado e dois painéis solares, como resultados do árduo trabalho desenvolvido pela Polícia Nacional em colaboração com outros órgãos do Ministério do Interior (MININT) e a participação da população quemais colabora, exercendo a cultura de denúncia.

Os presumíveis autores serão presentes oportunamente ao Ministério Público, para a regularização da situação carcerária.Segundo o oficial de informação da Polícia Nacional,  no âmbito do Trânsito e da Segurança rodoviária, foram apreendidos, igualmente, 104 veículos diversos, sendo 91 motorizadas, 13 viaturas, assim como, a detenção de dois cidadãos nacionais, por condução ilegal.

Foram aplicadas 14 multas, por infracções diversas ao Código de Estrada, como a falta de alguns acessórios indispensáveis.

Apelou à população, em geral, a manter atitude serena, vigilante e a denunciar oportunamente às autoridades competentes todos os actos e elementos criminosos. Aconselhou os mototaxistas, no sentido de evitarem transportar clientes para locais de risco, muitas vezes convencidos com valores aliciantes, para se acabar com a onda de roubo de motorizadas e o assassinato dos seus proprietários, que vem acontecendo nos últimos tempos no Cuando Cubango.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem