Pintora Joana Taya apresenta diálogos com a mente em tela

 

Pintora Joana Taya apresenta diálogos com a mente em tela

“Precious Shadows (Sombra Preciosa)” é o título da primeira exposição individual da pintora Joana Taya, a ser inaugurada, hoje, às 18h00, o espaço “ELA”, na baixa de Luanda, com entradas livres. Depois da inauguração, esta mostra poderá ser visitada entre terça e domingo, das 12h00 às 20h00, até 31 do corrente mês.
De acordo com uma nota de imprensa da organização, o título desta exposição é inspirado no livro "A História Fabulosa de Peter Schlemihl” do autor Adalbert Von Chamisso. Segundo Joana Taya: "Este projecto tem sido a viagem de um diálogo com a mente e sobre imagem corporal. Esta reflexão começou depois de diversas experiências que me deixaram com registos no corpo. Cicatrizes, riscos e gravuras que são constantes memórias de histórias que me marcaram. Que fazem parte de um processo de compreensão e reprogramação de uma perspectiva e imagem mental, emocional e corporal. Ensinando-me a reflectir não apenas sobre aspectos físicos, mas a questionar as causa das minhas escolhas. A sociedade e a cultura também desempenham um papel nestas perspectivas. Não é fácil ser mulher numa sociedade onde temos que ser fortes para não abdicar da nossa auto-estima por consequência do meio social.”

Continuando, a artista angolana afirma que: "Em África, a Escarificação é praticada há séculos como símbolo de Beleza e Valentia. Para celebrar o nascimento, a puberdade e a identidade de um clã. A dor e o sacrifício pessoal associados à escarificação representam por muitos clãs, marcas de carácter espiritual individual e um veículo de transcendência para um estado superior. É visto como um sinal de força mental e amadurecimento espiritual. Este processo levou-me à pesquisa e observação, de como a imagem corporal é vista em épocas e culturas diferentes. Desde esculturas gregas quebradas (amputadas), até qualquer forma que fui associando a imperfeições perfeitas, como, por exemplo, como o chão de uma calçada é moldado pelas raízes de uma árvore.”

O "ELA” é um espaço de arte contemporânea com mais de 8 anos de existência e após 2 anos de fecho devido à pandemia da Covid-19, reabriu as suas portas ao grande público em 2022.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem