Professores são capacitados em técnicas de inclusão social
Mais de cem professores do ensino geral aprimoram, desde ontem, conhecimentos sobre técnicas de inclusão social, num seminário, de cinco dias, que acontece em Saurimo, numa iniciativa do Gabinete Provincial da Lunda-Sul da Educação.
No acto de abertura, o director da Educação, Canhinguiquine Candondolo, considerou "oportuno e necessário” potenciar os professores para o sector, de forma a alcançar os propósitos definidos pelo processo de inclusão social. "Nos municípios, o processo vai ser implementado de forma faseada, com uma cobertura na ordem de 400 formandos”.
Canhinguiquine Candondolo enquadra a formação nas estratégias de reforço de oportunidades para as crianças com necessidades especiais. Com base nas estatísticas, avançou, a província da Lunda-Sul conta, neste ano lectivo, com mais de seis mil alunos matriculados no ensino especial. "Da cifra, mais de dois mil são acometidas por deficiência auditiva, intelectual, de aprendizagem e transtorno de conduta global e motora. Todos são orientados por 100 professores”, referiu.