Exportações brasileiras duplicam em dez anos

 

Exportações brasileiras duplicam em dez anos

As exportações de produtos brasileiros para a China duplicaram nos últimos dez anos, tendo chegado quase a 90 mil milhões de dólares em 2022, com minério de ferro, soja e petróleo a ocuparem o pódio.De acordo com os dados do gabinete estatístico do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, consultados, as exportações de produtos do Brasil para a China passaram de mais de 41 mil milhões de dólares em 2012, para 89,4 mil milhões no ano passado, com o minério de ferro e a soja a ocuparem os dois primeiros lugares, seguidos do petróleo, e juntos valem 75 por cento das exportações brasileiras.

Em sentido inverso, as vendas da China ao Brasil passaram de 34,2 mil milhões de dólares, em 2012, para mais de 60 mil milhões em 2022, o que explica que o saldo da balança comercial tenha sido, de forma consistente na última década, favorável ao país lusófono.

No ano passado, as exportações para a China subiram 1,7 por cento, para 89,4 mil milhões de dólares, mas de 2020 para 2021 o salto foi bem mais significativo, com as vendas à China a subirem 29,6 por cento, de 67 para 87 mil milhões de dólares.

O saldo positivo das trocas comerciais para o Brasil bateu, aliás, o recorde em 2021, quando o resultado foi positivo para o país latino-americano em mais de 40 mil milhões de dólares, tendo abrandado, no ano passado, para 28,8 mil milhões de dólares, ainda assim muito acima dos quase 7 mil milhões de dólares registados em 2021.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem