Restos mortais são enterrados hoje na província do Huambo

Os restos mortais do Arcebispo Emérito do Huambo Dom Francisco Viti vão hoje a enterrar, no cemitério da Missão Católica do Cuando.

O momento é de muita tristeza e emoções da comunidade cristã no Huambo, que dá o último adeus ao seu pastor, com quem partilharam a fé por 17 anos.

A urna contendo o corpo de Dom Francisco Viti chegou, ontem, ao Huambo, pelas 16h00, vinda de Luanda. O corpo foi velado na Paróquia da Imaculado Conceição, Sé Catedral do Huambo, e no pavilhão Multiuso Osvaldo Serra Van-Dúnem. A missa de corpo presente é celebrada, hoje, pelo Arcebispo do Huambo, Dom Zeca Martins.

O antigo provedor de Justiça  Paulo Tchipilica, amigo e colega de Dom Francisco Viti no Seminário Maior de Cristo Rei, disse que a amizade entre os dois começou em 1949. "Disputei com ele, muitas vezes, um lugar no quadro de honra”, disse, acrescentando que as lembranças do Arcebispo Emérito nunca vão morrer na sua memória. Com uma amizade de mais de 70 anos, Paulo Tchipilica deu, também, o último adeus ao amigo dos momentos difíceis e bons da vida.

Para o presidente da CEAST, Dom Manuel Imbamba, a partida de Dom Viti representa um grande  vazio para a Igreja. "D. Viti  tinha a capacidade de discernir os acontecimentos e encontrar, sempre, as melhores soluções para muitos assuntos”.

  Luanda no adeus a Dom Viti

Fiéis católicos da Arquidiocese de Luanda, governantes, Bispos da CEAST, padres e seminaristas marcaram presença com cânticos, orações e louvores na missa exequial do Arcebispo Emérito do Huambo.

Os restos mortais de Dom Viti foram trasladados, ontem, para a província do Huambo, onde hoje vão ser velados na Sé Catedral, seguido da leitura de mensagens no pavilhão multiuso "Osvaldo Serra Van-Dúnem”.

  "Catecismo da Igreja Católica”

"Catecismo da Igreja Católica” é o título do livro de Dom Francisco Viti que já está disponível no país, traduzido para a língua nacional umbundu.

O título foi organizado de maneira a expor os elementos fundamentais e essenciais da fé cristã em umbundu.

No livro encontram-se, também, diversas orientações para o católico comprometido com a fé.

Dom Imbamba defende, no entanto, que todos os textos bíblicos traduzidos nas línguas locais sejam vistos, ainda, como uma afirmação da fé cristã, principalmente por incluírem partes do riquíssimo e vasto mosaico cultural dos angolanos.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem