Walter Ferreira defende mais investimentos no cinema nacional

O actor, realizador e guionista Tomás Ferreira “Walter” defendeu, esta semana, no Huambo, um maior investimento no cinema nacional, através da criação de projectos abrangentes capazes de promover o desenvolvimento cinematográfico a longo prazo.

Walter Ferreira, que falava à ANGOP a propósito do desenvolvimento do cinema no país, disse que o crescimento do cinema exige a criação de projectos sustentáveis, por parte do Estado, que se traduzam no fomento desta actividade no país.

O também apresentador de programas referiu que, em Angola, a luta e as dificuldades da nova geração são as mesmas comparativamente aos da década de 80 e 90 do século passado, sem qualquer incentivo do Estado.

Referiu que o cinema beneficia não só os cidadãos, mas também o Executivo, por ajudar a resolver problemas ligados ao de emprego, educação, divulgação da história, aprendizagem das línguas nacionais, amor à pátria, para além de permitir uma maior valorização das referências culturais do país e na passagem de testemunho.

"As novelas e os filmes nacionais, com investimentos sustentáveis, trazem mudança de mentalidade, mais patriotismo e nacionalismo aos jovens de um determinado país, incluindo a elevação da cultura local para os patamares internacionais”, enfatizou.

Profissional de televisão há 37 anos, disse que urge a necessidade de o Estado dar "o pontapé de saída”, à semelhança do Brasil e Portugal, pois o cinema é caro, quer em Angola, quer em qualquer parte do mundo, com a criação de indústrias culturais.

De acordo com o realizador, no mundo cinematográfico, o papel do Estado visa a criação de projectos diversos, como a construção de uma indústria de cinemas, centros de formação profissional de actores, interacção com os fazedores do sector e outros investimentos, para além de fomentar as iniciativas de agentes privados.

Com duas dezenas de curtas-metragens e as séries, com destaque para "Vanda Lemos”, "Um Homem Nunca Chora”, "Caminhos da Vida”, "O Ninho”, "Feliz Ano”, "Caminhos Cruzados” e "Angola Chama-te", Tomás Ferreira "Walter” serviu a TPA durante 37 anos, tendo desempenhado as funções de director de Programas do Canal 1, para além de realizar programas como Janela Aberta e Stop Sida.

Para além de estar envolvido em vários projectos cinematográficos no país, actualmente, é um dos protagonistas do filme "Onde Está Deus?”, de produção luso-angolano, que chegará à Netflix a 1 de Setembro do corrente ano.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem