Ganda quer contar com parceiros sociais na revitalização da produção

O administrador Francisco Prata iniciou um ciclo encontro com a sociedade civil no município da Ganda, para transmitir os conteúdos dos projectos em curso na circunscrição para dinamizar a produção agrícola familiar.

Francisco Prata está a levar a conhecimento o clima organizacional das acções e espera receber dos parceiros sociais as melhores contribuições para que os beneficiários sejam servidos com dignidade.

"A gestão se preocupa com o cumprimento de tarefas, metas e prazos que podem trazer resultados muito positivos para a nossa região por estarmos a conversar com todos, isto é que espero destes encontros”, disse o responsável.

O responsável manifestou, ainda, que a administração não tem estado de braços cruzados, pois que, um dos seus principais desafios é de intensificar o programa de apoio à produção no meio rural.

Em gesto de arranque de um projecto agrícola com a participação da Igreja Católica, o administrador  municipal, Francisco Prata, fez a entrega de enxadas e catanas para que possam levar a cabo a respectiva actividade agrícola, deixando garantias de entregar outros meios nas próximas ocasiões.

Francisco Prata não hesitou em dizer que o município da Ganda, possui três factores ligados à produção agrícola, o físico, como o solo e o clima, o factor humano, que corresponde à mão de obra para o arranque da empreitada.

"O nosso valor é a terra, apenas cabe-nos trabalhar estas extensões que existem aos milhares por metro quadrado aqui na Ganda”, disse.

Recordou que vão começar com as duzentas e cinquenta mil mudas de café arábica que estão disponíveis para potenciar os pequenos produtores e famílias camponesas interessados na revitalização da produção a nível da região, que possui um histórico neste tipo de cultura.

Estão preparadas 150 mil mudas no viveiro da Estação Experimental e outras 100 mil mudas na sede municipal da Ganda e anunciou que tem a perspectiva de  colher 25 toneladas de café arábica.

O viveiro da Estação Experimental vai fornecer para as comunas da Chicuma e do Casseque, enquanto o que se encontra na comuna sede vai contemplar, a Ebanga e Babaera, referiu.

A Estação Experimental vai fazer assistência técnica às explorações agrícolas familiares, essa assistência traduz-se na passagem de informações sobre a plantação do café, como deve se fazer a capina dentro do cafeeiro, como deve ser feita a colheita e como deve fazer-se a secagem e conservação.

No âmbito do programa de relançamento do cultivo de trigo na comuna da Chicuma, no município da Ganda, foram distribuídas 20 toneladas de sementes de trigo a 750 famílias.

 Em função desta acção os agricultores locais prevêem uma colheita estimada de cinco mil toneladas deste cereal até Julho deste ano.

No final, o Monsenhor agradeceu a iniciativa do administrador tendo considerado o encontro frutífero por permitir abordagem de vários assuntos, sobretudo aqueles ligados à agricultura onde a Administração se compromete em ajudar na legalização de terras e fornecimento de inputes que visam desenvolver a respectiva actividade.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem