Matias Damásio animou o público de Benguela, sábado à noite, no show “Walale Maio é Benguela”, que decorreu no perímetro adjacente ao Estádio Nacional de Ombaka.
Aproximadamente duas horas em palco, o músico interpretou vários sucessos com ajuda da plateia: "Saudades N2”, "Sol e Lua”, "Loucos”, "Angola”, "Bomba”, "Beijo Rainha”, "Alô”, "Agi sem pensar”, "Como antes”, "Teu olhar”, "Matemática”, "Medley 1”, "Voltei com ela” e "Juro por tudo”, "Magui”. A combinação com o público foi perfeita.
Os benguelenses mostraram mais uma vez que conhecem bem as músicas de Matias Damásio, para muito conhecido como "mascote da terra das Acácias Rubras” e "Grande Cantor angolano”.
Várias vezes, interrompido com o público que acorreu em peso ao local do espectáculo, juntamente com o Damásio, os benguelenses cantaram todas as músicas, uma por uma. O show atraiu crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
Repetidas vezes Matias dizia "Já tinha muitas saudades vossas, espero que todos se divertem, tenham um espectáculo bonito e uma grande salva de palma por terem vindo”, palavras essas retribuídas por assobios e delírio.
Por se tratar de um filho do bairro da Lixeira, Matias Damásio, visivelmente, emocionado, a sua presença em palco, no espectáculo memorável, a sua actuação ficou ainda mais apimentada quando o cantor solicitou, por diversas vezes a presença de jovens oriundos do bairro da Lixeira, onde nasceu, para cantar juntamente, uma demonstração de que o músico pretende fazer despontar novos valores do seu bairro. Respeitosamente, os voluntários indicaram serem da lixeira.
No final do espectáculo, Matias Damásio manifestou a satisfação pela forma como foi recebido. Explicou que começou em Benguela uma "tour" 2023, que vai atingir a Europa e outros países africanos.
Segundo Matias Damásio, voltar a Benguela e cantar para o Show dos 406 anos da cidade foi fantástico. "Foi fantástico cantar aqui. É minha terra. Benguela é bonita e começar, sobretudo, a tournée aqui foi fantástico e bom ver os meus compatriotas, família e amigos num espectáculo desta dimensão, foi bonito. Saiu satisfeito”, disse, acrescentando, "obrigado minha terra amada. Benguela é o máximo. Foi espectacular. Obrigado aos amigos do bairro Lixeira e não só. Foi o máximo”, agradeceu.
O músico disse que cantou algumas músicas novas e a forma como foi correspondido pelo público é um espectáculo. "As pessoas cantaram, vibraram, pularam e a música tem sido muito bem recebida por toda parte, o que nos dá, obviamente, satisfação e nos faz ter mais responsabilidade de continuar a trabalhar e apresentar novas obras.
Interrogado sobre as novas obras projectadas, Matias Damásio adiantou que em Novembro vai lançar um disco novo. Sem anunciar o título, Matias Damásio disse e prometeu surpresa agradável.
Sobre a interacção com o público, Matias Damásio disse que quer ver uma Benguela mais unida em prol de todos, acima de tudo, uma Benguela de família, de jovens comprometidos com o futuro. "É preciso responsabilidade com o futuro, acima de tudo”.
Para quem é cantor da dimensão de Matias Damásio, já se pode pensar numa escola com o seu nome, laconicamente, Matias Damásio disse "temos estado a pensar. Quem sabe no bairro da lixeira?”, disse, com um sorriso no lábio.
Músicos locais
Além de Matias Damásio e Ingomblock, oriundos de Luanda, a prata local constituída por músicos locais, tais como Fetilson Emiliano, Lady Lixa, Yoel Monteiro, Chirley Borges, Jorhe Diogo, ML Dj Elton Mickey, fez-se, igualmente, ao palco.
Satisfação da população
O casal João e Paulinha, de braços dados, dançaram do princípio ao fim do show de Matias Damásio.
João Paulo e Paulinha Paulo, confirmaram que participam sempre das festas da cidade de Benguela há vários anos. Lamentaram apenas o interregno registado devido à Covid-19.
"Para nós é uma satisfação enorme voltar neste local acompanhado dos filhos e ver Matias Damásio, filho querido de Benguela a cantar”, disse, acrescentando "aqui é só alegria e muita festa. Foi muito bom”.
Já Miliano Jackson, motorista de uma das empresas de construção e engenharia, ao lado da sua namorada Joaninha, disse que é sempre muito bom poder curtir a festa ao lado da família e amigos.
Segundo ele, o espectáculo combinou com a música e comes e bebes, num recinto onde os feirantes têm, inclusive, a oportunidade de conversar com amigos e apreciar uma bebida e alimentação feita à moda local.
Organização dá nota positiva
Zé Beato, director artístico e membro da organização do espectáculo, disse que o show superou as expectativas para as festas da cidade de Benguela.
"Superamos também o trabalho que foi feito no ano passado. Foi um trabalho exímio e desta vez conseguimos estar um pouco mais acima e ainda temos muito para fazer”, disse.
A fonte reconheceu que a edição 2023 foi das melhores festas da cidade de Benguela, que "eu já vi e estive envolvido, quer como artista, quer como director artístico”.
Assegurou que durante o mês de Maio é só alegria para Benguela, até acabar o mês.
A administradora municipal de Benguela, Paula Marisa, que mostrou-se satisfeita pela forma ordeira e segura como decorreu o espectáculo de sábado a noite, disse que além do espectáculo de Matias Damásio, a organização tem, ainda, em agenda, o show Party com Yola Semedo, Dj Norivaldo e Dj Elly Chuva.
Informou que consta ainda do programa, os Shows musicais Maio é Benguela nas zonas A, B, C e D, com objectivo de captar talentos. O Show Party com Puto Português e DJ 2S, Show party com Mobbers e DJ Elton Mickey. Acrescentou que, consta ainda da agenda a ser cumprida, o Show musical Maio é Benguela com Sanjambela – Reggae/Ohali-Deep House /EDM ao vivo com Margareth Jamba – Covers, entre outros.
O "stand up comedy" com o Kotingo, Michael Machado e Bebão Cambaio, preenchem o cardápio das festividades dos 406 anos de Benguela.
A cidade de Benguela comemora, desde sábado, os 406 anos de existência, com diversas actividades. A Feira de Gastronomia, aberta pela Administração Municipal da cidade das Acácias Ru-bras, foi um dos atrcativos do fim-de-semana.
Foram dezenas de pratos típicos da culinária tradicional angolana, que marcaram a abertura da feira, para saudar o 17 de Maio, dia da cidade de Benguela. O evento contou com a presença do coordenador das festas, vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Adilson Gonçalves, e a coordenadora adjunta, também Administradora Municipal de Benguela, Paula Marisa Correia.
A feira serviu, também, para promover um concurso de gastronomia, elegendo os talentos nas cozinhas dos bairros que compõem o município sede. O concurso tevecomo presidente do júri Jorge Gabriel, actual presidente da Associação dos Empresários do Ramo da Hotelaria e Turismo de Benguela. A feira decorreu na Praça de Eventos, por trás do aeroporto 17 de Setembro, e contou com 7 concorrentes, ocupando a primeira posição Emérita Bueti, qualificando-se, deste modo, para a fase final do concurso de gastronomia.