A Escola de Xadrez da Cela realizou no último sábado, no estabelecimento de ensino João Chiquinho Maurício, no Waku-Kungo, sede do município, uma acção de formação para crianças dos 4 aos 15 anos, residentes na comuna de Kissanga Kungo.
A jornada de ensino e aprendizagem sobre os primeiros passos na longa caminhada que o xadrez exige, teve lugar das 10h00 às 12h00. As aulas foram ministradas pelo professor Azevedo Cussoneca, autoridade máxima da Cela para a área do xadrez, coadjuvado por João Agostinho, responsável pela Comunicação, Imagem e Marketing do município.
Azevedo Cussoneca, na última sessão ministrou aula prática, mola facilitadora para a compreensão por parte dos petizes que tiveram o primeiro contacto com o tabuleiro e as peças de xadrez.
Segundo Azevedo Cussoneca, os mentores do projecto trabalham no sentido de expandirem o xadrez para as outras comunas da Cela.
"Nos próximos 15 dias, pensamos em levar o projecto para a comunidade do Ca-chongono. Se não houver atropelamento na criação da base logística, as crianças desta localidade serão as próximas a fazerem o uso dos movimentos das peças de xadrez", sublinhou.