
O Papa Francisco pediu, este domingo, que se reze pelas "numerosas vítimas" do acidente ferroviário na Índia, que causou quase 300 mortos e mais de mil feridos.
Francisco pediu ainda apoio para os familiares das vítimas.
Perante os cerca de 20 mil fiéis ontem reunidos na Praça de S. Pedro, o Papa pediu também pelos povos confrontados com "o flagelo da guerra", deixando uma palavra especial para a "amada e atormentada Ucrânia".
No sábado, o líder da Igreja Católica já tinha manifestado, em comunicado, a sua "profunda tristeza" pelo acidente ferroviário ocorrido na sexta-feira, na Índia, país que pretende visitar no próximo ano.
O acidente ocorreu às 19h20 locais (13h50 em Luanda) perto de uma estação na localidade de Bahanaga, no estado de Odisha, a 1.600 quilómetros a nordeste da capital Nova Deli.
Dez a 12 vagões de um comboio descarrilaram e os destroços de alguns dos vagões caíram num trilho próximo, explicou o porta-voz da Indian Railways, Amitabh Sharma. Esses destroços, acrescentou o responsável, foram atingidos por um outro comboio de passageiros, que viajava na direcção oposta. Um terceiro comboio de carga também esteve envolvido no acidente.