Um total de dez micro-operações foi realizado, durante o final de semana, pelo Comando Provincial de Luanda, da Polícia Nacional, em vários bairros, num acto que resultou na apreensão de 20 armas de fogo, em posse de supostos marginais, já detidos, informou, ontem, o porta-voz da instituição.
As operações, esclareceu, permitiram a detenção de 161 cidadãos suspeitos de praticar roubos e furtos, assaltos em residências e na via pública, entre outras tipologias criminais, que permitiu o esclarecimento de 55 crimes, dos quais três homicídios qualificados.
As acções, continuou, facilitaram ainda o esclarecimento de outros 39 crimes de roubo, sete de furtos em residências e na via pública, que culminaram na detenção de outros 83 cidadãos, supostamente envolvidos em crimes.
Quanto à sinistralidade rodoviária, explicou que a corporação registou 21 acidentes de viação, que causaram oito mortos, 20 feridos e danos materiais avaliados em nove milhões de kwanzas. A maioria dos acidentes, esclareceu, foi causado por excesso de velocidade e falta de precaução no exercício da condução.
No quadro da regularização e fiscalização do trânsito automóvel, disse, a Polícia apreendeu 51 viaturas e sancionou, com multa, 245 automobilistas, por várias infracções ao Código de Estrada. As multas, adiantou, estão relacionadas com falta do seguro obrigatório de responsabilidade civil, com 38 casos, paragens em locais proibidos, com 49 multas, e o não uso do cinto de segurança, com 48 registos.
Neste período, avançou, foram detidos 40 automobilistas, com idades entre os 24 e 57 anos, por condução em estado de embriaguez. "Estes vão ser encaminhados ao tribunal para julgamento sumário”.
No final de semana, realçou, foram montadas três barreiras de contenção de velocidade e calmia do tráfego, com uso de radares e outros meios técnicos, com maior incidência na Avenida Fidel de Castro Ruiz.
O Serviço de Emergência Policial, Terminal 113, informou, registou 360 solicitações de intervenção policial, com as maiores ocorrências registadas nos municípios de Viana, Kilamba Kiaxi e Luanda, que mereceram a intervenção das forças da ordem.
Serviço de Bombeiros regista oito mortes
O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) registou oito mortes, durante o final de semana, sendo seis por presumíveis afogamentos, dois por suicídio, informou, ontem, o porta-voz da corporação.
O superintendente Félix Domingos avançou que durante o final de semana, a corporação extinguiu 30 incêndios, sendo oito em Luanda, três em Malanje, Huíla, Cuando Cubango, Lunda-Sul, Huambo e Cabinda, dois no Bié e um no Moxico e Benguela.
Os bombeiros, referiu, registaram ainda sete invasões de abelhas, ocorridas em Luanda, Zaire, Cunene, Bié e Uíge, assim como um encravamento de elevador, em Luanda, e uma obstrução da via pública em Benguela.
A instituição, continuou, realizou, também, 100 evacuações de pacientes para diferentes unidades hospitalares, Sendo 36 em Luanda, 17 no Bengo, 15 no Cuanza-Sul, 9 no Bié, 4 no Cuando Cubango, 3 na Huíla e Lunda-Norte, dois em Malanje, Cabinda, Uíge e Zaire, e um caso no Moxico, Benguela, Huambo e Cunene.