A província do Bengo passa a contar, desde o último fim-de-semana, com um secretário provincial do Festival Ibero-Americano de Arte e Cultura pela Paz (FIBAC-ANGOLA), com o objectivo de elevar competências técnicas da juventude, no âmbito da cultura de paz. Trata-se de Edmundo João.
No seu discurso, Edmundo João valorizou a produção cultural local, reiterando que com a implementação do secretariado da FIBAC, a província do Bengo vai conhecer dias melhores.
"Agradeço pelo apoio de todos. A FIBAC aqui só será possível se todos colaborarem”, disse.
Por seu turno, o director nacional da organização para África, Daniel Pimpão, reafirmou que em pouco tempo o Bengo vai acolher o primeiro Festival Nacional da FIBAC-Angola, onde vão participar integrantes de todas as províncias do país e convidados estrangeiros do Congo e da Côte d’Ivoire.
Daniel Pimpão apelou às autoridades a participarem com apoio institucional e financeiro, uma vez que o projecto é de âmbito internacional e para o país vai ter muitas valências, catapultando a sua imagem além-fronteiras.
"Além da promoção musical, o festival visa aprimorar a performance dos fazedores de cultura e permitir maior rentabilização das artes”, disse.
O FIBAC é uma organização de carácter humanitário, sem fins lucrativos e de natureza privada, sedeada na Argentina e foi fundado pelo catedrático Rulo Ortubia.
Entre os vários objectivos, o FIBAC pretende reunir personalidades em prol da contribuição solidária, servir de ponte de união entre pessoas e povos no mundo, através das artes, cultura e valorização humana.
Está presente no México, Espanha, Itália, França, Côte d’Ivoire, Chile, Índia, Equador, República Dominicana, Perú, Colômbia, Guatemala, Venezuela, Uruguai, Bolívia, Porto Rico, Cuba, Panamá, Bangladesh, Estados Unidos, Suécia e Austrália.