Provedora de Justiça pede mais atenção aos direitos das mulheres
A Provedora de Justiça, Florbela Araújo, anunciou, ontem, em Luanda, que em todo o país foram registadas, no ano passado, quatro mil queixas de violação de direitos, das quais 30 por cento são relacionadas às mulheres.
Numa palestra sobre "O papel do Provedor de Justiça na Defesa dos Direitos das Mulheres e Crianças”, no Beiral, Florbela Araújo informou que das queixas registadas mais de duas mil foram resolvidas. Muitos dos casos solucionados, explicou, são relacionados com os excessos de prisão preventiva.
A maioria das queixas recebidas e apresentadas, adiantou, foi feita por pais, em relação à situação de abusos contra menores. "Normalmente são processos com muita morosidade processual a nível dos Serviços de Investigação Criminal”.
Florbela Araújo lembrou que, com o crescimento demográfico, também estão a aumentar os problemas e casos de violência. "Mas, o Executivo e algumas Organizações Não Governamentais, nacionais e internacionais, têm criado estratégias de sensibilização para a diminuição dos casos de violência”, disse.
Parte das pessoas, adiantou, deve ter a cultura de denunciar os casos de violência, incluindo no meio das famílias. "Infelizmente os casos de violência no país são provocados pelos familiares e por isso estes não apresentam queixas”, lamentou.
Visita ao Beiral
A Provedora de Justiça informou, que dentro de dias, o Beiral vai contar com um laboratório para as análises clínicas. Além disso, a instituição vai ganhar um autocarro, oferta do Governo da Província de Luanda. Florbela Araújo, que constatou as condições de habitabilidade dos idosos no Lar do Beiral, pediu mais atenção da sociedade aos mais velhos, assim como reconheceu os esforços da direcção que tem realizado trabalho para a melhoria das condições dos residentes.
Melhoria das condições
A administradora do município de Luanda, Milca Caquesse, reconheceu os esforços do GPL para a melhoria das condições dos idosos e garantiu uma "Feira da Saúde”, a ser realizada amanhã, dia 1 de Abril.
A Feira da Saúde, esclareceu, vai ser realizada de forma a ajudar a minimizar os problemas de saúde de alguns idosos do Lar. "Estamos a trabalhar igualmente para colocar um psiquiatra a trabalhar com a direcção do Beiral”, explicou.
O lar para os idosos "Beiral”, está localizado no Distrito Urbano do Rangel, em Luanda. Construído na década de 70, conta actualmente com 106 idosos, dos quais 66 mulheres e 40 homens.