Basquetebol: Sílvio de Sousa eleito homem do jogo
Sílvio de Sousa, basquetebolista angolano que joga no Chorale Roanne, da primeira divisão da Liga Francesa, foi eleito homem do jogo na vitória da sua equipa, diante do Le Mans, por 105-95, segundo a Angop este sábado.
A distinção surge na sequência do seu desempenho no confronto em que marcou 18 pontos, fez 8 ressaltos e 3 assistências, em apenas 18 minutos na quadra de jogo.
O poste angolano, de 24 anos e 2.06m de altura, contribui assim para a ascensão do Chorale para o 8° lugar de acesso aos playoffs da LNB.
Segundo a Angop, apesar de algumas vezes não evoluir na condição de titular e nem sempre com largos minutos comparativamente a outros activos da equipa, o basquetebolista, formado na escola do 1º de Agosto, tem sido indiscutivelmente preponderante.
Esta não é a primeira vez que seu contributo se distingue dos demais colegas de equipa, demonstrando consistência nas suas exibições desde a sua contratação.
Sílvio Sousa, que falhou o acesso à Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA), foi oficializado na formação francesa em 2022, onde tem se revelado, de facto, um reforço.
No entanto, a sua participação na Selecção Nacional de Angola tem sido motivo de observações por parte da crítica desportiva nacional por conta na sua indisponibilidade de forma consecutiva.
Durante as eliminatórias de qualificação ao Campeonato do Mundo, em 2024, Angola está apurada, o filho do antigo capitão da Selecção Nacional, Jean Jacques da Conceição, foi várias vezes convocado pelo seleccionador Joseph Clarós, mas preteriu os convites.