Casos de doenças orais preocupam médicos

 

Casos de doenças orais preocupam médicos

Kayila Silvina | Kuimba

Jornalista

As autoridades sanitárias de Mbanza Kongo, na província do Zaire, estão preocupadas com a tendência crescente de casos de cárie-dentária, abcesso dentário e outras doenças relacionadas.

03/04/2023  ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO 10H14
Diariamente especialistas atendem entre 14 a 22 pacientes © Fotografia por: DR

Segundo a especialista em Medicina Dentária do Hospital Provincial do Zaire, Albertina da Graça Oliveira, durante o primeiro trimestre do corrente ano, foram registados 915 casos de cárie–dentária, números que considerou elevados para um período relativamente curto. 

"A situação é preocupante, por afectar pessoas de cinco a 70 anos de idade. Os que padecem de problemas dentários, antes, procuram o tratamento tradicional, onde são utilizadas substâncias inapropriadas, situação que provoca o apodrecimento dos tecidos e, ao passar pelo sistema circulatória, pode provocar a morte do doente”, avançou. 

Explicou que a cárie–dentária caso não seja tratada a tempo dá lugar ao abcesso dentário agudo, doença considerada muito grave, que pode provocar a morte do paciente. "Diariamente, assistimos doentes com problemas de celulite facial (inflamação da bochecha), em estado grave, em consequência do tratamento tradicional”.

Segundo Albertina Oliveira, para evitar outras patologias, no caso de cárie–dentária, tártaro ou abcesso dentário agudo, recomenda-se a higienização dos dentes, três vezes por dia, de forma correcta, após as refeições, bem como o uso de fio dental para a remoção dos restos de comida que a escova não tira, e, em caso de dores, consultar um médico dentista, o mais rápido possível. 

"A frequência com que se vai ao dentista possibilita a correcção dos dentes que brotam em más condições, bem como permite detectar as cáries e outras doenças de fórum bucal. O uso de alimentos ácidos e doces está entre as principais causas das doenças dentárias, principalmente nas crianças”, referiu. 

Albertina Oliveira acrescentou que os casos de celulite facial, bem como os de traumas faciais ou fractura grave que comprometem o osso da mandíbula, decorrentes de acidentes de viação, têm sido transferidos para a capital do país, concretamente ao Hospital Maria Pia, por falta de especialistas de maxilafacial na Lunda-Sul. 

De salientar que a Secção de Estomatologia do Hospital Provincial do Zaire conta com três médicos especialistas em Medicina Dentária e um técnico médio. 

De acordo com a especialista, diariamente são atendidos entre 14 a 22 casos de abcesso periodontal agudo, cuja solução reside no tratamento atempado, no sentido de evitar o agravamento que pode terminar em óbito.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem