Reforço de equipa de acompanhamento contribui para recuperação dos doentes

 

Reforço de equipa de acompanhamento contribui para recuperação dos doentes

Kamuanga Júlia | Saurimo

Jornalista

A recuperação de pacientes com tuberculose que beneficiam de tratamento em regime de internamento no pavilhão de Infecto-Contagioso em Saurimo, capital da província da Lunda-Sul, satisfaz as autoridades sanitárias, garantiu, ontem, a médica em serviço, Celestestina José Kúfua.

03/04/2023  ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO 10H10
Uma equipa de cinco técnicos e auxiliares acompanham os pacientes para que cumpram com a medicação prescrita © Fotografia por: DR

Falando em exclusivo para o Jornal de Angola, a cardiologista ressaltou a atenção de uma equipa de cinco técnicos no acompanhamento de pacientes para cumprirem com a medicação prescrita, na perspectiva de superar as fragilidades provocadas pela doença.

Notou o facto de muitos infectados buscarem apenas apoio médico em situação crítica, depois de fracassada a tentativa de obter a cura através de tratamentos tradicionais. As estatísticas revelam que a maioria, com idade compreendida entre  oito e 70 anos, reside nos bairros Candembe, Santo-António e Txizaínga.

De Janeiro a Março do ano em curso, foram notificados mais de 250 casos, dos quais 17 terminaram em óbito. Durante o período em referência 95 pacientes receberam tratamento em regime de internamento e 89 tiveram alta.

De acordo com o supervisor provincial do Programa de Luta contra a Tuberculose, Pedro Puto, dos casos registados 12 são de pessoas portadoras de VIH/Sida e 22 apresentavam sinais de excesso de drogas resistentes no organismo. A maioria, disse, continua ainda em acompanhamento médico.

Esclareceu que os abandonos do tratamento por parte de alguns doentes deve-se ao longo tempo para a recuperação, distância entre as residências e as unidades sanitárias e às condições sociais.

Apesar do tratamento levar mais de oito meses, é necessário que o paciente cumpra com a alimentação orientada pelo médico e não consumir bebidas alcoólicas e drogas.

Actualmente, o pavilhão, que conta com quatro salas, tem dez pacientes internados, que aguardam pela sua recuperação a fim de regressar ao seio familiar. 

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem