Petro tenta escapar à posição de “lanterna”
Na hora da despedida da fase de grupos da Liga dos Clubes Africanos, a equipa do Petro de Luanda tenta escapar à última posição da série A, quando receber, hoje, às 17h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, o Vita Club de Kinshasa, da República Democrática do Congo, em desafio referente à sexta (6ª) jornada.
Depois da derrota caseira diante do Wydad de Casablanca de Marrocos, na ronda anterior, os pupilos do técnico português Alexandre Santos perderam todas as possibilidades de manter o sonho de qualificação aos quartos-de-final da maior competição futebolística de clubes do continente. Agora, lutam apenas pela honra: terminar a campanha com uma vitória.
Os campeões nacionais repartem a última posição do grupo com o conjunto congolês democrático. As duas equipas somam quatro pontos. Em busca de mais 100 mil dólares, o duelo dos "lanternas vermelhas” promete despique. Os tricolores venceram na primeira volta, por 1-2, com golos de Tiago Azulão e Anderson Cruz.
Tricolores e visitantes estão empatados em todos os aspectos: número de vitórias, empates e derrotas. Os quatro pontos de cada um na última posição do grupo aumentam o interesse neste desafio, que vai definir o "lanterna vermelha”.
Talvez a goleada de 7-1, que o conjunto orientado por Alexandre Santos aplicou na abertura da 23ª jornada do Girabola, sirva de base para encarar o adversário desta tarde. Apesar disso, o AS Vita Clube de Kinshasa é um oponente totalmente diferente do Sporting de Benguela, por isso, se explica a presença nesta competição.
Pela dimensão dos dois clubes aguarda-se por uma grande moldura humana de adeptos nas bancadas do Estádio Nacional 11 de Novembro. É um jogo de risco, onde a disputa no relvado pode ser vivida pelos fervorosos apoiantes de ambas as partes. A grande comunidade congolesa em Luanda pode encher o estádio.
Além do aspecto desportivo, os petrolíferos têm a grande motivação de, em caso de vitória, encaixar 100.000.00 (Cem mil dólares americanos) dólares, que serviriam para engordar os cofres do clube, acrescentando aos 150.000.00 (Cento e cinquenta mil) dólares, frutos de uma vitória e um empate, somando os 550.000.00 (Quinhentos e cinquenta mil) pela qualificação à fase de grupos.
Dividem igualmente a liderança do grupo A e já estão apurados para os quartos-de-final, JS Kabylie da Argélia e do Wydad de Casablanca de Marrocos, ambos com 10 pontos. O jogo de hoje decide o primeiro colocado da série.