Três cabo-verdianos nomeados para os Prémios da Música Portuguesa
Os cabo-verdianos Cremilda Medina, Hilar e Elly Paris estão nomeados na categoria da World Music para os Prémios Internacionais da Música Portuguesa 2023 (IMPA, sigla em inglês), que acontece no mês de Maio nos EUA.

De acordo com a organização, Cremilda Medina com a música "Xandinha” e Hilar (Hilário Silva) com "Imagina”, estão nomeados para a categoria World Music, assim como o português Hélder Bruno com a música "Island” e Elly Paris, com a música "Xpia B’oiá”, mas que aparece como uma artista dos Estados Unidos da América (EUA).
"Fado”, "Pop”, "Rock”, "Música Popular”, "Instrumental”, "Tradicional”, "Videoclipe Musical do Ano”, "Dança/-Rap/Hip-Hop”, "Canção do Ano” e "Novo Talento” são as outras categorias do prémio, aos quais se junta o "People’s Choice Award”, votada pelo público na página oficial na internet dos IPMA, a partir da próxima semana.
A cerimónia de entrega dos prémios da 11ª edição dos IPMA, acontece a 20 de Maio no Centro de Artes Performativas de Providence e contará com actuações de Marisa Liz, Diogo Piçarra, Pedro Abrunhosa, José Cid, Dulce Pontes, Plutónio, Ruby Anderson, Eratoxica e Toy, numa gala apresentada pela actriz Daniela Ruah e pelo apresentador Ricardo Farias.
Criada em 2013, o IPMA tem vindo a reconhecer a música produzida por artistas de ascendência portuguesa de todo o mundo, sendo que vários artistas cabo-verdianos já venceram esse prémio.
Em 2022, Diva Barros com a música "Bo Mistêr”, venceu na categoria "Melhor Performance Global de Música”.
Em 2021, de Cabo Verde, estavam nomeados Cremilda Medina, na categoria "Melhor Actuação na Quarentena”, Djodje, na categoria "Music Video of the Year” com o videoclipe "Bela” e Mário Marta, na categoria "Best World Music” com o tema "Aguenta (ft. Lura)”, sendo que os dois últimos acabaram por conquistar os galardões.
Em 2019, Cremilda Medina conquistou o prémio "Best World Music”, pelo segundo ano consecutivo, no IPMA, com o tema "Nôs Morna”, uma composição de Manuel d’Novas que gravou em dueto com Tito Paris, numa edição que também estava nomeada para a categoria "Music Video Of The Year”.
Nesse ano de 2019, também o artista cabo-verdiano Roy Job venceu o prémio no IPMA, na categoria "Song Of The Year”, com o tema "Xtoria D’bo Manera”.
Em 2018, a cabo-verdiana Cremilda Medina também conquistou o prémio de "Best World Music”, uma composição de Manuel d’Novas, "Divôrce um’ ca ta Sená.