A Indústria mineira aposta na sustentabilidade ambiental


O Ministério de Recursos Minerais, Petróleo e Gás, no quadro do Plano de Desenvolvimento do Sector Mineiro, está a promover, em todo o país, acções estratégicas, no seio dos investidores nacionais e estrangeiros, que vão tornar actividade mineira mais sustentável, na prevenção do meio ambiente, e no apoio, às populações que residem em áreas de prospecção e exploração de recursos minerais, disse, ontem, em Luanda, o Director Nacional dos Recursos Minerais.

Paulo Niva Tanganha, que palestrou o tema "Sustentabilidade Ambiental na Indústria Mineira”, enquadrado no programa das festividades do Dia Nacional do Mineiro Angolano, que se assinala a 27 de Abril do ano em curso, referiu que o Executivo no exercício da actividade mineira tem o compromisso de incutir no seio dos empresários nacionais estrangeiros a cultura de responsabilidade social e ambiental, que vão beneficiar o próprio investidor, Governo e a população.

"A sustentabilidade é muito importante, porque a actividade mineira afecta o meio ambiente e a vida das populações que residem nas zonas de exploração e prospecção mineira, e com estas acções, o Executivo quer que as empresas adoptem uma postura de governança diferente que visa trazer a justiça em benefício do ambiente e das pessoas”, disse, referindo que, no passado, o extinto Ministério de Geologia e Minas, possuía poucas infra-estruturas que limitava os inspectores terem o acesso às zonas de exploração.

Hoje, segundo afirmou Paulo Tanganha, o Ministério de Recursos Minerais, Petróleo e Gás, já possui infra-estruturas que permitem os inspectores estarem mais próximos dos projectos mineiros.

"Quando as empresas solicitam os direitos mineiros, e durante o processo de negociação, temos sensibilizado os investidores a ficarem-se nas acções sociais em benefício das populações. Da mesma maneira que as empresas estão a obter lucros, a população à volta, também, deve sentir este benefício”, referiu.

De lembrar que, entre 2013 e 2023, o Ministério de Recursos Minerais, Petróleo e Gás, emitiu cerca de 400 títulos mineiros, quer de exploração, como de prospecção.”

Estamos a ser mais rigorosos na avaliação da viabilidade da capacidade técnica financeira dos empresários para que os projectos se concretizem, porque quanto mais programas mineiros tivermos, teremos mais emprego e mais impostos que o Governo beneficia”, disse Paulo Tanganha.

A palestra sobre a Sustentabilidade ambiental na indústria mineira contou com a participação de funcionários do Ministério de Recursos Minerais, Petróleo e Gás, do MInistério de Ambiente e Recursos Marinhos, professores universitários, geólogos, geofísicos, geógrafos, ambientalistas, estudantes de geologia e convidados.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem