Camponeses do município dos Bundas recebem imputes agrícolas


Camponeses do município dos Bundas recebem imputes agrícolas

Os camponeses do município dos Bundas, 365 quilómetros a Sul da cidade do Luena receberam imputes agrícola para o fomento da actividade agrícola na região.
O governador provincial Ernesto Muangala ao proceder a entrega  dos meios de produção durante uma visita que efectuou naquela localidade,  enalteceu a visão da administração municipal na implementação do projecto piloto de cooperativas agrícolas, no âmbito do programa de combate à fome e à pobreza.

"Constatamos que este município é potencialmente agrícola e se apostarmos seriamente na agricultura,  deixaremos  de depender da vizinha Zâmbia e de outros pontos do  nosso país, afirmou Ernesto Muangala, dizendo que, no local pode-se fazer  horticultura, frutas, cultivo de arroz e de grão.

 O responsável garantiu que  os apoios  por parte do Governo não vão faltar,  quer material e institucional, por isso, indicou a integração de um responsável  da cooperativa na delegação governamental que vai visitar nos próximos dias a província  ocidental da Zâmbia.

"Alguns destes apoios já o fizemos com a  entrega de motas  de três rodas  que vão facilitar o  escoamento de  produtos , fertilizantes, semente, enxadas e levamos a preocupação  da necessidade de um tractor para apoiar a produção  nesta cooperativa", disse o governante que acredita  haver mais apoios  quer por parte do Governo da província e de outras entidades afins.

Ernesto Muangala  disse ainda que o  Governo tem feito  advocacia ao apelar a sensibilidade dos bancos comerciais para que os camponeses tenham acesso a créditos e aumentar os níveis de produtividade. "O crédito bancário não é um favor, é um compromisso porque os que   aderem  este processo comprometem-se no prazo acordado  restituir o valor recebido", disse o governante

O responsável do Instituto  de Desenvolvimento Agrário IDA, Marcelino Calau disse que o município dos Bundas controla 17 cooperativa e  cinco Associações  e 24 pequenos agricultores.

A região  tem fortes potencialidades no cultivo de  milho, mandioca, massango, massa-bala e hortícolas, sublinhou o responsável que lamentou a falta de meios   de transporte para tirar  o produto do  campo para os grandes centros comerciais.  

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem