Direcção da Educação realiza primeiro Fórum de Pais e Encarregados
A Direcção Municipal da Educação do Cazenga, realizou, esta quart-feira, em Luanda, o primeiro "Fórum de Pais e Encarregados de Educação", com o objectivo de reflectir, recolher contributos e avaliar o grau de participação nos estabelecimentos de ensino.
O evento decorreu sob o lema "Por uma educação saudável, inclusiva e participativa, juntos por uma escola atractiva de confiança".
No discurso de abertura, o governador do Cazenga, Tomás Bica, destacou que a acção permitiu transmitir aos pais a necessidade de compreender o papel da escola no processo de socialização dos alunos, bem como a importância da participação das famílias.
"A escola é uma comunidade educativa, aberta e de valores a todos os interessados no processo educativo", referiu.
Tomás Bica pediu aos pais e encarregados de educação que assumam o seu verdadeiro papel, porque "muitas vezes quando convocados para as reuniões escolares demarcam-se e delegam esta responsabilidade a terceiros".
Para o administrar, o fenómeno das redes sociais têm causado uma comunicação desassociada entre os pais e os seus educandos, e leva os alunos a terem um comportamento desviante na escola e como consequência o professor tem uma dupla responsabilidade.