Ganda relança o cultivo de trigo com 20 toneladas de sementes

Um total de 20 toneladas de semente de trigo foi disponibilizado a 750 famílias da comuna da Chicuma, no município da Ganda, na província de Benguela, no quadro do Programa de relançamento do cultivo.

O administrador municipal da Ganda, Francisco Prata,afirmou um dos seus principais desafios é intensificar o programa de apoio à produção no meio rural.

Em função desta acção, os agricultores locais prevêem uma colheita estimada de 5.000 toneladas deste cereal até Julho deste ano.

Para o arranque da produção em grande escala, foram  identificados alguns produtores nacionais dispostos a investir na produção, transformação e distribuição do trigo na região.

No âmbito das infra-estruturas, estão previstos trabalhos de terraplanagem em 350 quilómetros da estrada para assegurar o escoamento e comercialização regular da produção nacional pelos serviços logísticos e distribuir todos os excedentes da produção familiar camponesa, das cooperativas e associações agrícolas, àqueles que estiverem disponíveis.

Recordou, a entrega de meios de produção destina-se a contribuir para o aumento do rendimento das famílias camponesas, pois essas acções estimulam a produção interna no meio rural.

"Vamos continuar a trabalhar com eles até que a produção agrícola  ajude a reduzir a pobreza que se faz sentir no meio rural. Esta é a aposta da nossa gestão, temos sentido que existem passos para a recuperação do cultivo ”, salientou o administrador.

De acordo com o responsável, no mês de Março procedeu à entrega de meios de produção a cooperativas de "Utima Umosi” na povoação de Chicandula e "Sindikile” na comuna da Babaera ligadas a antigos militares que receberam dois tractores para desbravar a terra.

Francisco Prata, frisou tratar-se de mais um compromisso do Executivo que visa apoiar a produção agrícola para que a região se torne auto-suficiente, apelando que mais produtores se juntem em cooperativas para poderem beneficiar de apoios, do mesmo modo que pediu responsabilidade no manuseio dos meios que receberam de forma a fazer chegar o apoio à população alvo.

Aposta na pecuária

Francisco Prata deslocou-se às aldeias de Kahondyo e Kasima na povoação de Katchimbangu, onde procedeu à entrega de três mil aves àquelas comunidades, no âmbito do projecto de fomento avícola, no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.

" Temos consciência de que nem todas vão sobreviver a diversidade temporal, mas com as que resistirem temos a certeza que teremos resultados positivos”, manifestou o responsável.

Os beneficiários tiveram uma formação ministrada pelos técnicos do Instituto de Serviços Veterinários (ISV),  sobre as técnicas de criação de aves para assegurar o mínimo de perdas e garantir sucesso do projecto.

"Esperamos que haja resultados positivos para o projecto abrangente a outras povoações existentes em localidades recônditas, sempre com o mesmo objectivo, a diminuição da penúria junto das comunidades”, referiu.

Lojas do campo ajudam na comercialização

O administrador Francisco Prata verificou o andamento das obras de uma loja na localidade do Calondende para facilitar a comercialização dos produtos do campo, uma iniciativa do empresário local.

Abel Tchitongwa, empreteiro da obra assegurou a entrega do imóvel que contará com uma área administrativa, armazém para venda de produtos do campo e área de venda de bens alimentares diversos, nos próximos dias.

A localidade é composta por sete (7) aldeias, possui duas cooperativas, a 6 de Fevereiro e a dos Ex-Militares (Comandante Henriques) que se destaca e muito tem feito para atingir o rendimento dos cerca de 807 hectares que tem disponível com produção agrícola.

Decorrem também trabalhos de recuperação do dique de irrigação que vai receber água a partir do rio Kapaca. No local está a ser recuperada a comporta, limpeza na vala de irrigação com uma extensão de mais de dois quilómetro  e permitir levar água aos campos para facilitar o cultivo. Os camponeses vão deixar de ter grandes preocupações com ausência de chuvas no território, pois a  água do rio fará frente às necessidades.

No âmbito das comemorações do 04 de Abril " Dia da Paz e da Reconciliação Nacional" a população de Chimboa, mais concretamente na localidade de Sambu-Estação, ganhou um mercado de frutas.

O empreendimento vai garantir melhores condições de venda de frutas produzidas localmente aos feirantes, assim como compradores locais e transeuntes.

O administrador municipal da Ganda, Francisco Prata, apelou à população maior colaboração no sentido de proteger aquele bem público.

O projecto foi concebido pelo Comité Técnico de Gestão do Orçamento dos Municípios da Ganda, no âmbito da institucionalização do Orçamento Participativo.

Pedro João Cassule Manuel Manuel

• Desejo fazer parte da equipe e actuar na ária de informática. Acredito que poderi executar meus conhecimentos teóricos e práticos e ajudar no crescimento da empresa e do grupo de trabalho.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem